Mariana - MG
(A Primeira Capital de Minas)
Bandeira de Mariana
Bandeira de Mariana
Mariana é um município brasileiro localizado na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. A primeira capital de Minas (1709-1720), no tempo em que o estado ainda era uma Capitania. Por esta razão é às vezes chamada de Primaz de Minas ou Cidade Matriz de Minas.
Ainda hoje uma vez por ano, fica sendo a capital simbólica do estado, no dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo e dia do aniversário da cidade, que foi escolhido para ser o dia de Minas Gerais. Mariana foi fundada em 16 de julho de 1696.
Vista de Mariana
(Ao fundo as duas grandes igrejas que ficam na Praça Minas Gerais, local onde ocorre a cerimônia no dia 16 de julho, aniversário de Minas, onde Mariana se torna a capital simbólica de Minas Gerais)
Igreja São Francisco de Assis nas Praça Minas Gerais
Igreja Nossa Senhora do Carmo na Praça Minas Gerais
Mariana tem uma área de 1194 km², uma população de quase 59 mil habitantes, com 110 km de distância da capital mineira, Belo Horizonte.
Mariana tem 9 distritos: Bandeirante, Bento Rodrigues, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manuel, Furquim, Monsenhor Horta, Padre Veigas, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão; e 2 subdistritos: Bento Rodrigues e Santo Antônio da Barroca.
O subdistrito de Bento Rodrigues foi completamente arrasado por uma onda de lama enorme que atingiu o distrito em Novembro de 2015, após o rompimento de uma barragem que guardava rejeitos de minérios de ferro pertencente à mineradora Samarco. A Samarco foi condenada a pagar indenizações às vítimas e propor um projeto de reconstrução do distrito, porém, em outro local.
Mapa do município de Mariana
Mariana é muito visitada o ano inteiro por turistas que vão lá para apreciar a arquitetura colonial de igrejas, museus e demais construções que mantém os moldes antigos.
O município limita-se com: Alvinópolis, Catas Altas, Diogo Vasconcelos, Acaiaca, Ouro Preto, Piranga e Santa Bárbara.
Acima temos uma praça em Mariana, ao fundo casas e demais construções que mantém a arquitetura colonial
Igreja da Sé (Nesta Igreja está o Órgão Arp Schnitger, antigo órgão feito feito pelo Alemão Arp Schnitger, único exemplar fora da Europa)
Vista ao fundo da Igreja São Pedro
Mariana não foi só a primeira capital de Minas, mas foi primeira em outras coisas também.
Primeira Câmara Muncipal (1711), primeira vila elevada a cidade (1745) e primeira diocese (1745)
Câmara Municipal de Mariana na praça Minas Gerais, a primeira Câmara do Estado
Mariana é muito visitada por turistas que vem de trem de Ouro Preto, o trem tem passeios nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Antiga Locomotiva vinda da República Tcheca
Estação de Mariana
Vista de penhasco onde o trem passa
Conhecer Mariana, é passear, é relaxar, é conhecer história de Minas e do Brasil.