Ouro Preto - MG
(Antiga Vila Rica)
(Antiga Vila Rica)
bandeira de Ouro Preto
Ouro Preto é uma município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte. Tem uma área de 1245 km² e uma população que gira em torno de 74 mil habitantes. O município está a apenas 96 km da capital mineira, Belo Horizonte.
Em 8 de julho de 1711, foi fundada definitivamente a cidade, com sua elevação à categoria de vila.
Seu primeiro nome foi Vila Rica. O antigo nome Vila Rica é uma referência ao ouro encontrado em abundância na região, hoje chamada Ouro Preto, em referência ao fato de que o ouro ali encontrado encontrava-se escurecido por uma camada de um outro mineral, o paládio. Hoje há uma referência a este fato que pode ser vista na bandeira da cidade com a frase em latim ´´Proetiosum Aurum Nigrum``, que significa ´´Precioso Embora Negro``, ou seja, mesmo o ouro escurecido pelo paládio, ainda era valioso.
Conhecido com Ourinho e Cidade onde os sinos dobram, é famosamente conhecida assim com outras cidades de Minas, como cidade histórica. Caracterizada pela arquitetura colonial, preserva no centro da cidade construções antigas que mesmo quando reformadas mantém o molde antigo. Prédios de instituições como bancos, restaurantes etc, mesmo tendo por dentro toda a tecnologia de hoje como portas de vidro, travas, portas giratórias etc, por fora, conserva-se as grandes portas de madeira com moldes antigos. O mesmo ocorre com as casas, hotéis e pousadas.
Vista da sacada de um restaurante no centro de Ouro Preto, abaixo prédios que abrigam instituições privadas como bancos e outros, todos com arquitetura externa colonial.
A vida noturna na cidade é muito tranquila.
A cidade histórica de Ouro Preto foi tombada como Patrimônio Mundial da Unesco. Pra quem gosta de história a cidade é um prato cheio, há várias construções atingas além de uma grande quantidade de grandes igrejas. Entre elas temos:
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Igreja São Francisco de Assis
(Considerada por Portugal como uma das 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo)
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja São Francisco de Paula
(A última a ser construída na cidade, e portanto é a mais nova)
Igreja Nossa Senhora do Pilar
O turismo é sem dúvida nenhuma uma das principais fontes de renda na cidade, turistas de todas as partes do Brasil e do mundo visitam diariamente a cidade:
Vista da famosa feira de artesanato da cidade (em frente à Igreja São Francisco de Assis)
Na feira podemos encontrar várias peças de artesanatos feitas de pedra sabão, pedra que permite que o artesão esculpa facilmente com o canivete devido à sua consistência natural.
Os hotéis e pousadas sempre tem hóspedes e funcionam 24 horas por dia, pois a demanda de turistas nunca para, existem temporadas mais altas, mas mesmo nas baixas temporadas, o número é surpreendente:
Vista de uma pousa
(da esquerda para a direita, as bandeiras de Ouro Preto, do Estado de Minas Gerais, do Brasil, da Austrália, dos Estados Unidos e da França)
Pousada em frente à Igreja Nossa Senhora das Mercês
Pousada com inscrição antiga onde o U está no formato de um V, parecendo então estar escrito ´´POVSADA``
Praça da estação de trem de Ouro Preto, à direita da estação temos a rodoviária
O trem é um passei turístico que movimenta muito o turismo da cidade, há passeios todas as sextas, sábados e domingos rumo à cidade de Mariana. O passeio dura em média uma hora e o turista pode contemplar belas paisagens.
Trem que realiza o passeio
Cachoeira do Bigode Chinês
(Uma dos visuais exuberantes que podem ser observados durante a viagem de trem Ouro Preto - Mariana)
Ouro Preto tem 12 distritos, Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva.
Mapa do Município de Ouro Preto
Ouro Preto limita-se com os municípios mineiros de: Belo Vale, Moeda, Mariana, Ouro Branco, Itabirito, Santa Bárbara, Piranga, Catas Altas da Noruega, Itaverava e Congonhas.
O relevo da sede e dos distritos é marcado pelas enormes serras e os mares de morros de Minas Gerais.
Serra próxima à fronteira com o Município vizinho de Ouro Branco MG
Ouro Preto limita-se com os municípios de Belo Vale, Itabirito, Moeda, Mariana, Santa Bárbara, Piranga, Catas Altas da Noruega, Congonhas e Ouro Branco.
Ouro Preto é a sede da microrregião de Ouro Preto, na qual estão inseridos os municípios de: Ouro Preto, Mariana, Diogo Vasconcelos e Itabirito.
Ouro Preto já foi a capital de Minas Gerais de 1720 (ainda na Capitania de Minas Gerais, continuando durante a existência da província de Minas Gerais) até 1897 já aí, estado de Minas Gerais.
Ainda hoje, uma vez por ano, a cidade se torna a capital simbólica mineira, no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, herói nacional brasileiro. Nesse dia a capital é simbolicamente instalada em Ouro Preto e é realiza a cerimônia de entrega das medalhas da inconfidência.
Museu da Inconfidência na praça Tiradentes, à frente pode-se ver a montagem do palco para a cerimônia da entrega das medalhas. Ao fundo à direita, temos a igreja Nossa Senhora do Carmo.
Estátua de Tiradentes na praça de mesmo nome
O feriado de Tiradentes é um dos períodos com o maior fluxo de turistas do ano no município.
Conhecer Ouro Preto é conhecer história, história de Minas Gerais, história do Brasil, história do passado colonial português, além de conhecer a arte, em sua maioria, arte sacra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário