quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O que é interino?

O que é um presidente interino? O que é um governo interino?

     Um governo interino é um governo que está provisoriamente no poder devido a um cargo vago, porém, em breve um novo governo definitivo deve-se estabelecer. Isso vale não só para o presidente, mas também para governadores e prefeitos.

     No Brasil há vários casos possíveis de se exemplificar:

     Como foi possível ver mais recentemente em 2016, durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, a mesma foi afastada do cargo durante um período de mais de 100 dias. Apenas quando saísse o resultado do processo de Impeachment, que haveria um governo definitivo. Ou a presidente Dilma voltaria para o cargo, ou o vice-presidente Michel Temer, assumiria em definitivo o cargo. Nesse período, o vice assumiu o status de presidente interino, visto que foi um governo provisório, que poderia vir a não se efetivar. Como o impeachment de fato ocorreu, o governo se efetivou, se não houvesse, Dilma reassumiria em definitivo novamente, porém, naqueles cerca de 100 dias, nem Dilma poderia voltar em definitivo, pois estava afastada, nem Temer poderia se efetivar visto que Dilma a qualquer momento poderia voltar ao cargo. Se Dilma tivesse voltado, o governo interino de Temer teria sido um governo dentro de outro, ou seja, o mandado de Dilma iria de 2015 a 2018, porém no interior deste mandato, teve um governo diferente, por isso o nome interino. Por isso na época o governo foi chamado de interino e Michel Temer de presidente interino. O mesmo ocorreu com o então presidente Fernando Collor de Mello e seu vice Itamar Franco em 1992.

     Outro exemplo possível é no caso de um presidente adoecer e o vice assumir temporariamente. Lembremo-nos de Tancredo Neves e José Sarney, eleitos indiretamente como presidente e vice, respectivamente. Tancredo não pode tomar posse por estar no hospital, Sarney assumiu como vice e imediatamente como presidente interino até que Tancredo pudesse assumir. Com a morte de Tancredo, Sarney se efetivou no cargo. Neste período antes da morte de Tancredo, Sarney foi presidente interino.

     Outro exemplo ainda foi com Ranieri Mazzilli por duas vezes quando ele era presidente da câmara de deputados, assumiu duas vezes a presidência na vacância dos titulares presidente e vice. A primeira vez foi quando o presidente Jânio Quadros renunciou e seu vice João Goulart, estava em visita oficial à China. Mazzilli voltou à presidência interinamente novamente com a deposição de João Goulart. Quando um presidente da câmara de deputados assume, sempre é interinamente, visto que num curto prazo o mesmo deve convocar novas eleições caso não haja titulares para ocupar a vacância. Vários outros casos parecidos já ocorreram no Brasil, como o de Rodrigo Maia, que quando Temer assume o cargo de presidente, não há vice, então o presidente da câmara assume durante as viagens do presidente.

     Na esfera estadual temos um exemplo recente, no qual os governadores e vice do Amazonas perderam o mandato e até que novas eleições fossem realizadas, o deputado presidente da assembleia legislativa assumiu interinamente o cargo. Na esfera municipal temos um outro exemplo recente, que foi Ervália, município mineiro onde a chapa eleita de prefeitos e vice foi cassada, no dia 1º de janeiro de 2017, os vereadores tomaram posse, elegeram o presidente da câmara e este assumiu interinamente o cargo de prefeito até que novas eleições fossem realizadas.

     Não é necessário também que haja uma renúncia, deposição, impeachment, morte ou qualquer processo definitivo que acarrete na ausência em definitivo do titular. Pode também ser casos temporários. Numa simples viagem do prefeito, o vice assume como prefeito interino e pode aprovar leis, o mesmo vale para o presidente da câmara, caso ambos prefeito e vice estejam ausentes, ou temporariamente afastados por problemas médicos.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Todo distrito pertence a um município?

Todo distrito pertence a um município?

     Nem sempre!
     Temos dois casos especiais no Brasil, o Distrito Federal, que é da Federação, sendo assim, o mesmo apesar de não ser um estado, é considerado Unidade da Federação (UF).
     Outro caso é o caso de Vila dos Remédios, o único núcleo povoado localizado no Arquipélago Fernando de Noronha, este distrito pertence diretamente ao estado de Pernambuco, sem haver um município que responda por ele.
      No caso do Distrito Federal, o governo é dado assim como para os estados, onde é eleito o governador, o vice, os deputados distritais, deputados federais e senadores.
      Em Fernando de Noronha há um administrador escolhido pelo governador de Pernambuco, e alguns conselheiros que são eleitos pelo voto popular, para exercerem cargos semelhantes ao de vereadores.
      Brasília e as demais regiões administrativas que compõem o Distrito Federal não possuem prefeitos e vereadores, um administrador é nomeado pelo governador para cada região administrativa, ou até mesmo um administrador pra mais de uma região e não há vereadores nem cargos semelhantes.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Qual a diferença entre Tempo e Clima?

Qual a diferença entre Clima e Tempo? E a diferença entre Climatologia e Meteorologia?

Tempo refere-se às condições momentâneas dos fenômenos atmosféricos, analisadas num curto prazo, questão de dias e semanas. Ex.: ''Vai chover hoje."; ''Vai fazer sol durante a semana que vem inteira" etc. É o centro de estudo da Meteorologia.

Clima refere-se a padrões atmosféricos analisados a longo prazo, num período de 35 anos. Ex.: ''Nesta cidade chove-se muito no verão.''; ''Aquela região é muito seca.'' etc. É centro de estudo da Climatologia.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Sessão Cidades de São Paulo: Conheça Aparecida - SP (A Capital Mariana do Brasil)

Aparecida - SP
(Capital Mariana do Brasil)

Bandeira de Aparecida do Norte
Bandeira de Aparecida

Bandeira de Aparecida do Norte
Bandeira de Aparecida

Aparecida é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo. É a famosa capital mariana do Brasil. 
Fundado em 17 de dezembro de 1928, tem uma área de 121 km², uma população que de pouco mais que 36 mil habitantes e está a 168 km de São Paulo capital.
Limita-se com outros 4 municípios do estado de São Paulo: Potim, Roseira, Lagoinha e Guaratinguetá.

À frente relógio de Sol e ao fundo a Basílica Nova

Basílica de Aparecida

A Basílica de Aparecida é a 2ª maior Basílica do mundo, ficando atrás da Basílica de São Pedro do Vaticano.

À frente bandeira do Vaticano e ao fundo relógio da Basílica

Santa Missa na Basílica de Aparecida - 15/08/2015

A Missa acima está sendo realizada pelo Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento, da diocese de Leopoldina MG. A missa conta com a participação de romeiros vindos de várias cidades com paróquias adjacentes à paróquia de Leopoldina, pessoas de Leopoldina, Laranjal, Recreio, Palma etc.

Durante todo o ano, romeiros de todas as partes do Brasil visitam o Santuário Nacional de Aparecida, é com certeza uma das cidades que mais atraem o turismo religioso no Brasil. A demanda de fiéis romeiros durante todo o ano varia de 50 a 100 mil pessoas por semana, números que ultrapassam os 300 mil no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Centro de Apoio ao Romeiro

Imagem Original de Nossa Senhora Aparecida na Basílica de Aparecida

A imagem da padroeira do Brasil foi encontrada por pescadores no ano de 1717 no rio Paraíba do Sul, rio que corta o município, de acordo com o relato, os pescadores estavam indo mal na pescaria naquele dia, mas após acharem a imagem com a cabeça separada do corpo e concertaram, a pescaria foi um sucesso. Após o milagre dos pescadores, vários outros ocorreram no município em honra a Nossa Senhora, por isso o município se tornou centro de visitação de fiéis de todo o Brasil.

O nome do município provém da aparição da imagem de Nossa Senhora que foi encontrada às marges do Rio Paraíba do Sul, onde começou-se o povoamento que deu origem ao município.

Basílica de Aparecida
Vista da passarela da fé que liga a Basílica Nova à Igreja Velha, ao fundo a Basílica Nova.

Basílica Velha - Aparecida do Norte
Igreja Velha, a primeira de Aparecida

Por que algumas pessoas chamam o município de Aparecida do Norte?
Não pense que é  por cause de sua localização no estado, pois Aparecida, fica no sudeste de São Paulo. Nem pense que é porque há algum município chamado Aparecida do Sul localizado ao sul do Município de Aparecida. Obs. ´´Há um município em São Paulo chamado Aparecida d'Oeste, mas isso não implica com o município de Aparecida, pois Aparecida não fica ao norte de Aparecida d'Oeste, nem ao norte do estado de São Paulo.
O motivo é que na cidade de São Paulo há muitos anos atrás, as pessoas pegavam o trem para Aparecida e estação chamava-se Estação do Norte, então veio de tanto as pessoas dizerem ´´vamos para Aparecida da Estação do Norte`` , que com o tempo ficou ´´Vamos para Aparecida do Norte``.
O nome Aparecida do Norte é um nome popular, porém o nome do município é oficialmente apenas ´´Aparecida``

Local Marco do V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, inaugurada pelo Papa Bento XVI.

Memorial dos Papas

3 papas já visitaram Aparecida: Papa João Paulo II em julho de 1980, Papa Bento XVI em maio de 2007, e Papa Francisco em julho de 2013.

Visitar Aparecida é mergulhar cada vez mais na fé Católica.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Teixeiras - MG

Teixeiras - MG

Bandeira de Teixeiras
Bandeira de Teixeiras

Bandeira de Teixeiras
Bandeira de Teixeiras

Teixeiras é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, tem uma área territorial de 166,5 km² e uma população de pouca mais de 11.300 habitantes. Dista 215 km de Belo Horizonte, a capital mineira. Limita-se com os municípios mineiros de Viçosa, Ponte Nova, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Guaraciaba e Amparo da Serra. Ex-distrito de Viçosa, a cidade não tem distritos.

O município localiza-se na próximo à rodovia federal, BR 120, que dá acesso à cidade, que fica na Zona da Mata de Minas Gerais.

O nome do município vem de Antônio Serafim Teixeira, que mandou construir em meados do século XIX, uma capela dedicada a Santo Antônio em terras de sua propriedade. O povoado começou a crescer ao redor da capela e foi primeiramente chamado de Santo Antônio dos Teixeiras.

Teixeiras foi fundada em 17 de dezembro de 1938

Praça da Matriz - Teixeiras - MG
Matriz Santo Antônio, hoje no centro de Teixeiras, foi onde a cidade começou a se formar

Pra quem passa pela BR 120 é uma ótima parada para almoçar, lanchar ou jantar.

Monumento na saída da cidade

Mapa de Teixeiras - MG
Mapa de Teixeiras

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Qual a cidade com o maior nome do Brasil? E qual a cidade com o maior nome do Mundo?

Cidade brasileira com o maior nome e a cidade com o maior nome do mundo:

No Brasil, o município como maior nome do país está no estado de Mato Grosso, é o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, com um total de 28 letras.

No mundo, o maior nome fica para o município galês de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, localizado no País de Gales, no Reino Unido. Em inglês seu nome é The Church of Mary in the Hollow of the White Hazel near the Fierce Whirlpool and the Church of Tysilio by the Red Cave. Em português seu nome seria: Igreja de Santa Maria num Fundão de Avelãs Brancas perto do Redemoinho Rápido da Cova Vermelha e da Igreja de São Tisílio. O nome original em galês possui 58 letras, em inglês são 96 letras. Em português são letras exatas 100 letras.

*Curiosidade: No Brasil temos várias outras cidades com nomes grandes, um exemplo é São Sebastião da Vargem Alegre, o município com o maior nome do estado de Minas Gerais, com um total de 26 letras.

Câmara Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre MG

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Por que ainda existem dependências e algumas não estão preocupadas com sua independência?

É comum que muitas pessoas pensem ''ainda há dependências?'', ''no século XXI ainda tem região dependente de outra, país que pertencente a outro?''.

Isso ocorre pelo fato de as pessoas associarem as dependência de hoje com as antigas colônias do tempo colonial.

É necessário lembrar que a relação hoje entre país e dependência é muito diferente das relações de colônia e colonizador dos tempos coloniais. Naturalmente no Brasil por exemplo, os brasileiros estudaram uma colonização predatória, onde o colonizador apenas retirava recursos da região afim de sanar suas dívidas e enriquecer-se, sem grandes investimentos em benefício do próprio Brasil. Com isso, esta visão acaba influenciando na ideia que a pessoa tem sobre um país e uma dependência, porém, hoje são outros 500, literalmente. Hoje em dia a maioria dos países que mantêm dependências tratam as mesmas como parte de seu território, seja sui generis, onde é considerada como extensão direta de seu território principal ou consideradas territórios ultramares. Sendo assim, a região continua pagando impostos para o governo do país que a governa, mas também recebe investimentos assim como qualquer outra região do território principal do mesmo. Como mencionado anteriormente o caso de Brasil e Portugal, hoje Portugal possui duas regiões autônomas, Açores e Madeira, o governo português é responsável pelas regiões, as mesmas pagam impostos para Portugal, mas Portugal deve investir igualmente investe tanto nas cidades continentais, como nas cidades localizadas nessas regiões insulares.

domingo, 1 de outubro de 2017

O Distrito Federal é um enclave de Goiás?

O Distrito Federal está localizado dentro do Goiás?


Não. Muitos acreditam que o Distrito Federal fica no Goiás (acham que é um enclave, ou seja, acham que o Distrito Federal está localizado inteiramente dentro do Goiás, sendo cercado pelo estado de Goiás por todos os lados), mas não é bem assim. Apesar de o Distrito Federal estar quase completamente cercado pelo Goiás, ele não está, pois tem uma pequena divisa com o estado de Minas Gerais. Para ser um enclave, um determinado território deve estar completamente cercado por todos os lados por um outro, este não é o caso do DF, pois o mesmo faz divisa com 2 estados: GO e MG.

O DF faz divisa com os municípios goianos de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Cocalzinho de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Padre Bernardo; e com o município mineiro de Cabeceira Grande.

*Curiosidade: No Brasil exitem quatro municípios que estão encravados dentro de outros municípios, ou seja temos apenas 4 enclaves no Brasil: Águas de São Pedro SP, dentro de São Pedro SP; Portelândia GO, dentro de Mineiros GO; Ladário MS, dentro de Corumbá MS; e Arroio do Padre RS, dentro de Pelotas RS.

sábado, 30 de setembro de 2017

Qual é a diferença entre Astronomia e Astrologia?

Astronomia é a ciência que estuda o espaço e suas leis. Do grego Astron = Astro e Nomos = Lei.

Astrologia é uma pseudociência voltada para crenças, onde se acredita na influência dos astros sobre o ser humano e a possibilidade de fazer previsões por meu dos mesmos para as pessoas.

Curiosidades:

Apesar de a palavra Astrologia significar literalmente Estudo dos Astros em grego, é utilizada apenas para o estudo da influência dos mesmos sobre o ser humano, além de adivinhações por meio dos astros. Por sua vez a Astronomia acabou se tornando o que significaria o sentido literal da palavra Astrologia. Quanto à Astrologia, se fosse considerado o fato da adivinhação por meio dos astros na formação do verbete, o nome deveria ser Astromancia.


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Santana de Cataguases - MG (Santana)

Santana de Cataguases - MG (Santana)

Bandeira de Santana de Cataguases
Bandeira de Santana de Cataguases - MG

Santana de Cataguases é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Surgiu primeiro como povoado, se tornou distrito de Cataguases em 1882, emancipando-se apena em 30 de dezembro de 1962. Possui uma área territorial de 162,5 km², uma população de pouco mais 3.600 habitantes e dista 325 km da capital Belo Horizonte.

Placa desejando boas vidas na entrada da cidade. Na placa os dizeres ''Santana alegra-se com sua visita"

Praça no centro de Santana de Cataguases

O nome Santana é em homenagem à padroeira do município Santa Ana (abreviadamente Sant'Ana). A expressão ''de Cataguases'' é em razão de o município ter sido distrito do município de Cataguases.
O município é comumente chamado apenas de Santana.

Igreja Matriz de Santana de Cataguases

Praça na entrada da cidade. Podemos observar monumentos pintados com as cores do município: Amarelo e Branco.

Santana não possui distritos, apenas comunidades rurais e limita-se com os municípios mineiros de Cataguases, Miraí, Muriaé e Laranjal.

Mapa de Santana de Cataguases

Prefeitura e Câmara Municipal

Antiga estação de trem. Atualmente os trilhos não se encontram mais à sua frente.

Sessão Cidades de Minas: Conheça Cataguases MG (Princesinha da Zona da Mata)

Cataguases - MG
(Princesinha da Zona da Mata)

Bandeira de Cataguases
Bandeira de Cataguases

Bandeira de Cataguases
Bandeira de Cataguases

Cataguases é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Fundado em 7 de setembro de 1877, tem uma área territorial de 492 km², dista 320 km de Belo Horizonte e possui 5 distritos: Aracati de Minas, Cataguarino, Glória de Cataguases, Sereno e Vista Alegre.

Monumento de boas vindas na entrada da cidade

Prefeitura de Cataguases

Câmara Municipal de Cataguases

A câmara municipal de Cataguases coloca a bandeira do Mercosul ao lado das bandeiras nacional, estadual e municipal, isso ainda não ocorre em muitos municípios do Brasil.

Praça Santa Rita de Cássia. Ao fundo Santuário de Santa Rita de Cássia

Cataguases tem construções antigas e modernas. É um polo na região da Zona da Mata, responsável por dar o nome à Microrregião de Cataguases, onde estão localizados os municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Pirapetinga, Recreio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande.

Loja maçônica fundada em 1888. Observe a grafia ''cataguazense'', antes de ter o nome Cataguases (com S), o município chamava-se Cataguazes (com Z).

O primeiro nome do município foi Santa Rita do Meia Pataca. Cataguases sua atual denominação vem do indígena, em homenagem à uma tribo que viveu naquela região e se chamava Catu-auá. De acordo com historiadores, a tradução mais aceita é a de Diogo de Vasconcelos e Napoleão Reys, que traduzem como ''Gente Boa''. Há também outras traduções apresentadas por outros historiadores, que são ''Povo que mora no país das matas'', como afirma Nogueira Itagiba e ''Terra das lagoas tortas'', de acordo com João Mendes.

Cataguases se limita com 7 municípios mineiros: Leopoldina, Laranjal, Dona Eusébia, Santana de Cataguases, Miraí, Guidoval e Itamarati de Minas.

Mapa de Cataguases

O município é o responsável pelo nome do município vizinho de Santana de Cataguases, que no passado foi distrito de Cataguases: Santana, em homenagem a Santa Ana = Sant'Ana e de Cataguases por ser na época um distrito do município de Cataguases.

Ponte que dá acesso ao distro de Vista Alegre sobre o Rio Pomba. A ponte é o limite com o município de Leopoldina.

Rio Pomba cortando o município de Cataguases

O aniversário da cidade é coincidentemente com o dia da independência do Brasil, 7 de setembro.

Cataguases é um polo educacional e comercial para os municípios mais próximos.

Museu Chácara Dona Catarina

Antiga Estação com a inscrição ''Cataguazes" com ''Z''

Há um projeto que pretende revitalizar a linha que liga Cataguases - MG, a Três Rios - RJ, passando por Leopoldina - MG, Recreio - MG, Volta Grande - MG, Sapucaia - RJ e Chiador - MG. Se concluído o projeto, o turismo nos ditos municípios tende a aumentar, principalmente em Cataguases e Três Rios, que serão os municípios de chegada e saída do trem turístico.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O que é um rio afluente?

É um rio que não flui diretamente para um lago, lagoa, mar ou oceano, mas sim deságua nas águas de outro rio. É qualquer rio que deságua suas águas em outro.

Curiosidades:

Nem todo rio afluente deságua diretamente num outro, que por sua vez desaguará no oceano. Há rios que desaguam em outros, que desaguam em outros e por aí vai, até chegar em um que deságua no oceano.

Em espanhol para além do termo ''Río Afluente", os hispanohablantes também possuem uma palavra específica para o contrário de afluente, que é o que eles chamam de ''Río Efluente''. No caso do rio afluente, estamos falando de um curso de água que deságua num outro formando assim um único rio daquele trecho em diante. No caso do ''río efluente'', este em espanhol significa o rio que era inteiro, um único curso d'água, mas que num dado momento se divide em dois ou mais cursos. Um exemplo são as deltas, quando um rio está quase chegando ao oceano pode acontecer de o mesmo se dividir em vários cursos separados por terra uns dos outros para emfim cada um dos novos cursos criados chegar no oceano. Em português porém, o termo efluente raramente é visto nesse sentido, na maioria das vezes é usado no sentido de resíduo despejado em um curso d'água. Também aparece em alguns casos como curso d'água que é abastecido por água do subsolo, aumentando assim o volume do referido curso.

sábado, 8 de julho de 2017

O que são os territórios ultramarinos, também chamados de dependências?

O que são as dependências (também chamadas de territórios ultramar ou ultramarinos, ou ainda possessões) ?

São territórios geograficamente separados da cede (país) mas que fazem parte daquele país. São em sua maioria ilhas e na maioria das vezes em continentes diferente dos seus países comandantes.


Veja a seguir a lista de possessões dos países:


REINO UNIDO (Europa)

Na América: Ilhas Falkland (Malvinas), Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul, Anguilla, Bermudas, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, e Montserrat.

Na Europa: Gibraltar.

Na África: Santa Helena, Ascensão, Tristão da Cunha, e Gough.

Na Ásia: Território Britânico no Oceano Índico.

Na Oceania: Ilhas Pitcairn.

Na Antártida: Território Antártico Britânico.


ESTADOS UNIDOS (América)

Na América: Ilhas Virgens Americanas, Porto Rico, e Guantánamo.

Na Oceania: Guam, Samoa Americana, Ilhas Marianas do Norte, Ilha Wake, Atol Palmyra, Atol Midway, Atol Johnston, Ilha Baker, Recife Kingman e Ilha Jarvis.


FRANÇA (Europa)

Na América: Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Saint-Barthélemy, Saint-Martin, e Saint-Pierre e Miquelon.

Na África: Reunião e Mayotte.

Na Oceania:  Polinésia Francesa (inclui: Tahiti, Ilhas Bora Bora, Marquises, Gambier e outras ilhas), Nova Caledônia, e Ilhas Wallis e Futuna.

Na Antárdida: Terras Austrais e Antárticas Francesas.


AUSTRÁLIA (Oceania)

Na Oceania: Ilha Norfolk, Ilhas Cocos, e Ilhas Christmas.


NOVA ZELÂNDIA

Na Oceania: Ilhas Cook, Tokelau, Niue, e Kermadec.


PAÍSES BAIXOS / HOLANDA (Europa)

Na América: Saba, Santo Eustáquio, São Martin dos Países Baixos, e Antilhas Holandesas (Bonaire, Curaçao, e Aruba).


DINAMARCA (Europa)

Na América: Groenlândia.

Na Europa: Ilhas Faroé.


PORTUGAL (Europa)

Na Europa: Arquipélago dos Açores, e Ilha da Madeira.


CHILE (América)

Na Oceania: Ilha da Páscoa.


ESPANHA (Europa)

Na África: Cidade de Ceuta, Cidade de Melilla, e Ilhas Canárias.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Qual o idioma mais falado no mundo?

Qual a língua mais falada do mundo?

     O Mandarim.

     A língua oficial da China e de Taiwan, que também é co-oficial em Cingapura e Brunei, é atualmente a língua mais falada no mundo em número de falantes nativos.

Mas por que fala-se mais do inglês, estuda-se mais inglês que Mandarim?

     Bom, o inglês é a língua mais bem espalhada ao redor do globo, todo continente tem vários países que falam o idioma e na história, sempre o inglês foi a língua da então potência mundial. Durante a Revolução Industrial, a Inglaterra, que hoje faz parte do Reino Unido, era a maior potência mundial na época, e por sua vez, é um país de língua inglesa. Atualmente temos como a maior potência mundial e o detentor da moeda que foi definida para ser a moeda internacional de câmbio do planeta, também de língua inglesa, que é o caso dos Estados Unidos da América. Sendo assim, o inglês torna-se mais importante e mais estratégico, sem contar que temos falantes não-nativos da língua espalhados em grande número por todo o globo. Apesar de o Mandarim ter o maior número de pessoas que o fala, os mesmos estão concentrados em peso principalmente na China. Uma língua não serve estrategicamente para falar com o maior número de pessoas possíveis num mesmo lugar, como por exemplo, uma pessoa chegar na China e sair falando com todos os chineses. Porém, se a mesma for para os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia entre outros, e falar, mesmo que com menos pessoas, mas ter mair oportunidades de estudos e negócios, além de mais opções de turismo. E falando em turismo, é muito mais provável de se chegar em um país que fala outro idioma e encontrar alguém que domina o inglês pra conversar com você, que encontrar alguém que domina o mandarim. Portanto, o inglês se torna a mais importante, apesar de ser a terceira mais falada.

     Por sua vez o espanhol aparece em segundo lugar como língua mais falada e também como língua mais importante no mundo. É claro que existem as exceções. Se você obter uma proposta boa de trabalho na Hungria por exemplo, é de grande vantagem aprender o húngaro, porém, se você não almeja tal sonho, ou não tem nenhuma proposta possível de imediato para tal, o mesmo se torna uma língua pouco importante no mundo dos estudos, do turismo e dos negócios.

Veja a seguir a lista das língua mais faladas por milhões de habitantes considerando os falantes nativos dos referidos idiomas:

Top 10: As 10 línguas mais faladas no mundo tem mais de 100 milhões de habitantes que falam cada uma:

1ª Mandarim - 955
2ª Espanhol - 405
3ª Inglês - 360
4ª Hindi - 310
5ª Árabe - 295
6ª Português - 215
7ª Bengali - 205
8ª Russo - 155
9ª Japonês - 125
10ª Panjabi - 100

Outras línguas:

11ª Alemão - 89
12ª Javanês - 82
14ª Malaio - 77
16ª Vietnamita - 76
17ª Coreano - 76
18ª Francês - 75
20ª Tâmil - 70
21ª Urdu - 66
22ª Turco - 63
23ª Italiano - 59
25ª Tailandês - 56
29ª Persa - 45
30ª Polonês / Polaco - 40
38ª Birmanês - 33
40ª Ucraniano - 30
42ª Filipino - 28
49ª Romeno -24
56ª Holandês - 21
57ª Curdo - 21
58ª Servo-croata 19
61ª Nepalês - 17
62ª Cingalês - 16
73ª Húngaro - 13
75ª Grego - 12
83ª Tcheco / Checo - 10
91ª Sueco - 8,7
98ª Bielorrusso 7,6

O que é idioma minoritário?

É uma língua falada por um pequeno grupo de pessoas num específico local, geralmente não chega a ser a língua de nem se quer um país inteiro, mas apenas de uma região, um exemplo é o Romanche, língua falada em alguns cantões da Suíça, porém o restante do país, que é neste caso a maioria da população, fala Alemão, Francês ou Italiano.

*Curiosidade: O Busuu é a língua menos falada no mundo, é dominado por apenas 8 pessoas numa tribo africana localizada em Camarões, país que fala Francês.

O que é uma língua artificial?

É uma língua que não é oficial nem mesmo minoritariamente usada em nenhuma região geográfica do mundo, como é o caso do Esperanto. É uma língua que existe, algumas pessoas falam e estudam, mas não existe um lugar específico onde o idioma é falado, ainda que a nível minoritário.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Toda bandeira é retangular?

Toda bandeira é retangular?

Não! Nem todas as bandeiras tem o formato retangular que conhecemos, existem algumas exceções:

O caso mais conhecido é o da bandeira do Nepal. A bandeira do Nepal é a bandeira nacional com o formato mais diferente que existe. Veja abaixo:

Bandeira do Nepal

Outro caso de bandeira que tem uma certa diferença, mas não muita, é a bandeira da Suíça. A bandeira da Suíça é quadrada.
*Um pouquinho de geometria: Todo quadrado é também um retângulo, pois o retângulo é um paralelogramo cujo os ângulos internos medem 90º e que tem pelo menos dois lados iguais iguais.
Então a bandeira da Suíça não deixa de ser um retângulo como as outras, mas um retângulo que tem mais de dois lados iguais. Mas lembre-se, nem todo retângulo é um quadrado, visto que para ser quadrado, o paralelogramo deve ter os quatro lados iguais:

Bandeira da Suíça

O caso das bandeiras com formatos irregulares não se restringe apenas às bandeiras nacionais. Um bom exemplo é a bandeira do estado norte-americano, Ohio. Ohio é um dos 50 estados dos Estados Unidos, mas é o único que não tem uma bandeira retangular:

Bandeira de Ohio (EUA)

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Dona Euzébia - MG (A cidade das plantas)

Dona Euzébia - MG
(Cidade das plantas, cidade das flores)


Bandeira de Dona Eusébia
Bandeira de Dona Euzébia

Paço Municipal de Dona Euzébia MG
Bandeira de Dona Euzébia

     Não é atoa que muitas pessoas se referem a Dona Euzébia, como a cidade das plantas, pois antes mesmo de se chegar na cidade, na estrada vindo dos dois lados da MG - 285, que dá acesso ao município, já é possível ver vários floriculturas e demais locais onde se pode comprar, flores e mudas de plantas.
     Na bandeira do município podemos ver uma flor, na alto da rama ao lado direito do brasão.

Mudas de plantas em Dona Eusébia

Mudas de flores em Dona Eusébia MG

Mudas de flores em Dona Eusébia MG
Mudas de flores e de outras plantas numa floricultura às margens da MG - 287, em Dona Euzébia

Dona Euzébia é um pequeno município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, com uma área territorial de 70 km² e uma população de pouco mais de 6 mil habitantes. Dista 287 km da capital mineira, Belo Horizonte.

Dona Euzébia tem apenas 1 distrito, São Manoel do Guaiaçu.

Mapa de Dona Euzébia e São Manoel do Guaiaçu
Mapa de Dona Euzébia

O município limita-se com os municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Rodeiro, Itamarati de Minas e Guidoval.

O município é cortado pelo Rio Pomba, e é em Dona Euzébia que há o encontro das águas do Rio Novo com o Rio Pomba. O Rio Novo é um dos principais afluentes do Rio Pomba.

Ponte sobre o rio Pomba em Dona Euzébia
Ponte sobre o Rio Pomba ligando os dois lados da cidade

Ponte sobre o rio Novo em Dona Euzébia
Ponte sobre o Rio Novo na MG 287

Rio Novo em Dona Euzébia
Rio Novo indo de encontro ao Rio Pomba

O nome do município se deve a Euzébia de Souza Lima, uma fazendeira da região que doou terras para a construção da estação ferroviária e da Igreja Nossa Senhora das Dores. O município começou a se formar a partir de 1928.

Antiga Estação de Dona Euzébia
Antiga Estação Ferroviária

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores de Dona Euzébia
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

A pequena e calma cidade tem praças de lazer e com academia ao ar livre:

Praça em Dona Eusébia MG

Praça em Dona Eusébia MG

Praça em Dona Eusébia MG
Praça em Dona Euzébia

A área do município de Dona Euzébia já foi parte do município vizinho de Astolfo Dutra e posteriormente do distrito cataguasense de Porto de Santo Antônio, até sua emancipação em 1928.

Dona Euzébia também conta presença não só da floricultura, mas também da horticultura e da fruticultura.

Mesmo quem não entra na cidade, mas passa por fora, ainda assim já consegue contemplar a beleza das flores e mudas de plantas nas floricultoras à beira da estrada e entender porque a chamam de cidade cidade das flores.