quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O que é um rio afluente?

É um rio que não flui diretamente para um lago, lagoa, mar ou oceano, mas sim deságua nas águas de outro rio. É qualquer rio que deságua suas águas em outro.

Curiosidades:

Nem todo rio afluente deságua diretamente num outro, que por sua vez desaguará no oceano. Há rios que desaguam em outros, que desaguam em outros e por aí vai, até chegar em um que deságua no oceano.

Em espanhol para além do termo ''Río Afluente", os hispanohablantes também possuem uma palavra específica para o contrário de afluente, que é o que eles chamam de ''Río Efluente''. No caso do rio afluente, estamos falando de um curso de água que deságua num outro formando assim um único rio daquele trecho em diante. No caso do ''río efluente'', este em espanhol significa o rio que era inteiro, um único curso d'água, mas que num dado momento se divide em dois ou mais cursos. Um exemplo são as deltas, quando um rio está quase chegando ao oceano pode acontecer de o mesmo se dividir em vários cursos separados por terra uns dos outros para emfim cada um dos novos cursos criados chegar no oceano. Em português porém, o termo efluente raramente é visto nesse sentido, na maioria das vezes é usado no sentido de resíduo despejado em um curso d'água. Também aparece em alguns casos como curso d'água que é abastecido por água do subsolo, aumentando assim o volume do referido curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário