segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Leopoldina - MG (Athenas da Zona da Mata)

Leopoldina - MG
(Athenas da Zona da Mata)


Bandeira de Leopoldina

Bandeira de Leopoldina MG

Leopoldina é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na região da Zona da Mata. Fundado em 27 de abril de 1854, tem uma área territorial de 943 km² e uma população que passa de 50 mil habitantes. Está localizado a 322 km de Belo Horizonte.
Tem 5 distritos: Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueiro e Tebas.

O nome Leopoldina é uma homenagem à segunda filha do Imperador D. Pedro II, a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, pois a mesma passou por esta região. Antes da emancipação, quando Leopoldina ainda era um distrito de Mar de Espanha, o nome da cidade era São Sebastião do Feijão Cru, São Sebastião por ser o padroeiro da localidade e Feijão Cru devido ao nome de um ribeirão que corta a cidade.

Entrada da cidade

O município é cortado pela BR 116, que passa em frente à entrada da cidade.

Catedral São Sebastião

Leopoldina é a cede da diocese onde o município se encontra. A diocese se subdivide em 6 foranias: De Leopoldina, Além Paraíba, Visconde do Rio Branco, Muriaé, Ubá e Cataguases. Especificamente a Forania de Leopoldina abrange os municípios de Leopoldina, Recreio, Palma, Laranjal e Argirita. A diocese de Leopoldina abrange vários municípios da Zona da Mata Mineira: Leopoldina, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Santana de Cataguases, Estrela Dalva, Dona Euzébia, Eugenópolis, Guarani, Recreio, Palma, Laranjal, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Pirapetinga, Piraúba, Visconde do Rio Branco, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santo Antônio do Aventureiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Tocantins, Ubá, Volta Grande, Vieiras, Miradouro, Muriaé e Patrocínio do Muriaé.
A diocese de Leopoldina juntamente com a Arquidiocese de Juiz de Fora constituem a província eclesiástica de Juiz de Fora. E juntamente com as demais províncias eclesiásticas de Minas Gerais e do Espírito Santo, compõe a Região Episcopal do Leste II.

Paróquia do Rosário de Leopoldina
Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Paróquia São José


Monumento a Nossa Senhora da Paz


Vista da cidade

Grande rocha com uma fenda na entrada da cidade

Mapa do município

Rio Pomba no limite com o o município de Cataguases

Leopoldina limita-se com 12 municípios do mesmo estado: Cataguases, Laranjal, Recreio, Pirapetinga, Estrela Dalva, Volta Grande, Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro, Argirita, São João do Nepomuceno, Descoberto e Itamarati de Minas.
Vários pessoas destes municípios buscam Leopoldina como polo regional, pois lá há instituições de ensino superior e cursos técnicos, e um comércio mais amplo e variado.

Paisagem próxima ao limite com Cataguases

Estátua de Touro localizada em frente a uma rodoviária às margens da rodovia que liga o município a Juiz de Fora.


Torre da Cruz Sagrada e Cruz Sagrada dentro da Torre no distrito de Piacatuba.

Há uma história chamada popularmente de Lenda da Cruz Queimada, que afirma esta cruz foi colocada em terras que um fazendeiro doou a Nossa Senhora da Piedade. Outro fazendeiro não aceitou e tentou de todas as maneiras remover a cruz, sem sucesso, tentou queimá-la, a mesma não pegou fogo.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade no distrito de Piacatuba

Paróquia Santa Isabel no distrito de Abaíba

Antiga estação no distrito de Abaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário