Macedônia do Norte: Outro país, ou o mesmo com nome diferente?
O país europeu, ex-república socialista integrante da antiga Iugoslávia, que até no ano passado era conhecido como Macedônia, começou o ano com nome novo, agora o país chama-se Macedônia do Norte.
É, o país europeu que antes era chamado apenas pelo nome Macedônia, ganhou um complemento a mais em seu nome. É uma questão histórica que não começou hoje, pois o uso do nome Macedônia já vem há algum tempo sendo uma questão de disputa.
Desde que a região adotou esse nome, que já existem implicações.
O nome Macedônia, não foi apenas usado para a região onde hoje fica a Macedônia do Norte, mas já significou regiões distintas na europa, que vão desde onde hoje ficam Albânia e Montenegro, até na região onde hoje fica a parte europeia da Turquia. Passando por onde hoje ficam Kosovo, Sérvia, Grécia, Macedônia do Norte e Bulgária. Atualmente, o nome é usado por dois países, pela Macedônia do Norte, que até o início deste ano ainda adotava apenas o nome Macedônia como nome da nação, e pela Grécia, para denominar uma região localizada no norte do país, região esta que está subdividida em 3 regiões administrativas, a Macedônia Oriental e Trácia, a Macedônia Ocidental e a Macedônia Central.
Após anos de discussões sobre o tema, em 12 de junho de 2018 o primeiro-ministro da então República da Macedônia, Zoran Zaev, e o primeiro -ministro da Grécia, Aléxis Tsípras, em um acordo em Prespa, decidiram alterar o nome da então República da Macedônia para República da Macedônia do Norte. Houve rejeição por parte do presidente da Macedônia e também discussões dos dois lados, também entre muitas pessoas com relação a essa mudança, porém, ao início desse ano, ou seja, janeiro de 2019, o país inicia com o nome novo, agora recém denominado República da Macedônia do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário