terça-feira, 30 de abril de 2019

O Papa é chefe de estado?

Por que ao chegar num país, o papa é recebido pelo chefe de estado e não apenas por líderes religiosos?

Papa Francisco em sua visita ao Panamá durante a Jornada Mundial da Juventude - 2019

O Papa é ao mesmo tempo um líder religioso e chefe de estado. Ao mesmo tempo que o Papa é o líder religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, o mesmo é também chefe de estado do Vaticano, o menor país do mundo, que surgiu com áreas cedidas pela Itália que eram parte de Roma, a capital italiana, para a construção do país que viria ser a sede da Igreja Católica.

Uma vez que o papa ocupa essas duas posições, o mesmo ao chegar em outras nações, é recebido por líderes religiosos locais, como bispos e padres, como também por lideranças políticas, como reis, presidentes, primeiros-ministros etc. Isso se deu a partir do momento em que o Vaticano foi criado após o Tratado de Latrão firmado pela Itália em 1929 durante o Pontificado de Pio XI.

A função de Papa é antiga na tradição católica. De acordo com a Igreja Católica, a função de papa surgiu antes mesmo de a mesma ser reconhecida com este nome especificamente, pois remete-se aos tempos de Cristo.

De acordo com a tradição católica, o primeiro papa reconhecido pela Igreja é São Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A Igreja usa como base o evangelho de Mateus, capítulo 16, versículos do 13 ao 19, para indicar a nomeação do então apóstolo Pedro, hoje canonizado pela Igreja e chamado de São Pedro, onde o mesmo recebeu a função de ser o primeiro a conduzir a Igreja. Devido à este reconhecimento, sempre o atual papa é chamado de sucessor de Pedro.

                                                                               ''13 E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe,
interrogou os seus discípulos, dizendo:
Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
                        14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias;
e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe:
Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas,
porque não foi a carne e o sangue quem o revelou isto,
mas meu Pai, que está nos Céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 E eu te darei as chaves do Reino dos Céus;
e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus,
e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.''
Mateus 16:13-19

Na passagem acima, as palavras de Cristo a Pedro são interpretadas pela Igreja Católica como uma designação da função de primeiro administrador da Igreja a Pedro, função esta que é ocupada por outra pessoa sempre que um papa morre ou renuncia e vem sendo mantida até os dias atuais. Também as palavras são interpretadas com a confiança da Igreja na pessoa que ocupa a função de Papa, onde as decisões tomadas pelo mesmo são consideradas infalíveis, uma vez que vem desta autoridade dada por Jesus Cristo e também segundo a tradição são inspiradas pelo Espírito Santo. Inspiração esta que é também reconhecida na escolha de um novo papa.

A palavra ''Papa'' só irá aparecer anos depois para enfim nomear a referida função, vem da língua latina e significa ''Pai''.

Nos tempos de Pedro até a criação do Vaticano em 1929, o para era apenas um líder religioso, porém com a autonomia dada ao país pela Itália, o papa tornou-se também chefe de estado.

Como é eleito o papa?


Sempre que um papa morre ou renuncia, é feito um conclave, processo no qual os cardeais, pessoas convidadas pelo então papa e/ou por papas anteriores, para assumirem funções no Vaticano; se reúnem e se colocam em oração pedindo a iluminação e discernimento do Espírito Santo para que possam escolher um novo papa. É feita ali uma votação, aquele que obtiver o maior número de votos é nomeado como novo papa, sempre que durante essa votação, já se tem um resultado definitivo, solta-se numa chaminé uma fumaça branca, indicando que um novo papa foi escolhido, porém, quando ainda não foi possível escolher um papa na primeira votação, solta-se uma fumaça preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário