sexta-feira, 21 de junho de 2019

As estações do ano: Equinócios e Solstícios

O que são solstícios e equinócios?



Bom, todos nós conhecemos as 4 estações do ano, porém, quando se fala em solstício e equinócio, muita gente não compreende.

O solstício é a entrada do verão num hemisfério e do inverno em outro.

O equinócio é a entrada da primavera num hemisfério e do outono em outro.

Solstício é o nome do momento exato onde um dos hemisférios começa a receber luz solar por mais tempo, ou seja, os dias mais longos que as noites, e no outro automaticamente ocorre o contrário, recebe menos luz tendo as noites mais longas que os dias.

Equinócio é o nome do momento exato onde ambos os hemisférios começam a receber exatamente a mesma quantidade de luz, tendo noites e dias de mesma duração.

Temos no ano 2 solstícios e 2 equinócios.

O primeiro equinócio do ano ocorre em Março, por volta dos dias 20 e 21, neste equinócio, dá-se início à Primavera no Hemisfério Norte e ao Outono no Hemisfério Sul.

O segundo equinócio do ano ocorre entre os dias 22 e 23 de Setembro, neste equinócio, dá-se o início ao Outono no Hemisfério Norte e à Primavera no Hemisfério Sul.

O primeiro solstício do ano ocorre entre 20 e 21 de Junho, onde tem-se início o Verão no Hemisfério Norte e o Inverno no Hemisfério Sul.

O segundo solstício do ano ocorre no último mês do ano, Dezembro, entre os dias 21 e 22, marca o início do Inverno no Hemisfério Norte e do Verão no Hemisfério Sul.

Curiosidades:

1 - É pelo primeiro solstício do ano que se calcula a Páscoa e outras festas Cristãs Católicas, após o início do Outono no Hemisfério Sul e da Primavera no Hemisfério Norte, que pode ocorrer no dia 20 ou no dia 21 de Março, depende do momento exato em que ambos os hemisférios começarão a receber a mesma quantidade de luz solar, observa-se qual será a o primeiro dia de Lua Cheia após o início deste equinócio, o domingo seguinte a esta lua é o de Páscoa. Calculada a Páscoa, o domingo anterior é o de Ramos, formando de um ao outro a Semana Santa. 40 dias antes de Ramos é o período da Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas, o dia anterior a esta é o Carnaval. 50 dias após a Páscoa é Pentecostes, o domingo anterior a Pentecostes é o da Ascensão, o posterior a Pentecostes é o da Santíssima Trindade e a Quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade é Corpus Christi. Todas estas festas são móveis pois cada ano o primeiro solstício do ano pode variar de 20 a 21 de Março, assim como a Lua Cheia que pode ser logo em seguida a esses dias, fazendo a Páscoa ocorrer ainda em Março, ou mais longe desses dias empurrando a Páscoa para Abril. A Páscoa pode ocorrer de 22 de Março a 25 de Abril. As demais datas supracitadas podem ocorrer de Fevereiro/Março até Maio/Junho.

2 - Nos extremos da Terra: Polo Norte e Polo Sul; os solstícios também são extremos, quando é Inverno num dos polos, este fica toda a estação, ou seja, 3 meses sendo noite. O mesmo vale para o contrário, quando é Verão num dos polos, o dado polo tem 3 meses de dia, nessas regiões é onde ocorre o chamado Sol da meia-noite, fenômeno onde o Sol ao invés de se pôr no final do dia, ele sobe novamente e faz o percurso inverso em direção ao nascente, quando chega ao nascente volta a subir e vai em direção ao poente, e fica assim durante todo o Verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário