quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Você sabia que Verão não significa calor e Inverno não significa frio?

Você sabia que Verão não significa calor e Inverno não significa frio?


Hã?

Bom, não é que não faça frio no Inverno nem que não faça calor no Verão. Sim, geralmente faz frio no Inverno e geralmente faz calor no Verão, mas estes não são o significado de Verão e Inverno.

Muitas pessoas questionam o fato de ouvir na televisão nos telejornais que o Verão começa dia tal, a tantas horas e a tantos minutos.

É comum ouvir as pessoas questionarem isso, achar que é bobeira e perguntar: Por que só a partir de tal data, de tal hora que é considerado Verão, se já está calor a muito tempo? Por que estão falando que o frio começa hoje se já tá uma geladeira faz mais de um mês?

Isso é porque Verão e Inverno significam o exato momento em que a Terra começa a receber maior quantidade e por mais tempo, raios solares num hemisfério, fazendo consequentemente neste os dias serem mais longos que as noites e com isso mais calor e no outro hemisfério ocorre o oposto, este fica recebendo menos e por menos tempo luz solar, fazendo então as noites serem mais longas que os dias e com isso pode fazer mais frio. Ou seja, o frio e o calor são consequências do Verão e do Inverno, mas não são o Verão e o Inverno. Verão e Inverno são apenas esse exato momento em que um hemisfério começa a receber mais luz e o outro menos, ou seja, são momentos exatos de posicionamento da Terra com relação ao Sol, independentemente da temperatura.

É possível que num dia de Verão, aparentemente a noite parecer mais longa que o dia se tivermos um dia nublado ou chuvoso. É possível que em pleno Verão, devido à chuva, ao deslocamento de uma massa de ar polar, possa fazer frio. O mesmo acontece com o Inverno, é possível num dia sem qualquer nuvem no Céu, num local sem sombra, ou se uma massa de ar quente for empurrada para dada região, é possível fazer calor no Inverno.

O fato de a Terra estar com um hemisfério mais voltado para o Sol que o outro, simplesmente facilita que num deles seja mais fácil ocorrer o calor e no outro o frio, que podem vir como consequência, mas de acordo com as intempéries do tempo, pode haver opostos, calor no Inverno e frio no Verão.

Vale lembrar também, que a Terra não atinge esse ponto exato mencionado acima, de um hemisfério ficar recebendo mais luz que o outro, da noite pro dia, vai aos poucos até o momento exato. Por isso já às vezes já vai esfriando antes de entrar definitivamente o Inverno ou já ir esquentando antes mesmo de entrar o Verão.

Aproveitando o tema, vamos falar de Primavera e Outono. Estes quando entram tal dia e tal hora, é o exato momento em que ambos os hemisférios Norte e Sul, começam a receber a mesma quantidade e por mesma quantidade de tempo, luz solar, sendo assim, as noites e os dias têm igual duração nos dois hemisférios.

Mas por que são diferentes? Por que no Outono as folhas das árvores caem e por que na Primavera as flores desabrocham?

Bom, já vimos que o frio e o calor são consequências que geralmente vêm junto com o Inverno e com o Verão. Sendo assim, a estação que vem depois de um Inverno tende ser uma estação que após o frio, após noites mais longas, aos poucos comece a esquentar, receber mais luz, então há uma tendência de as plantas voltarem a florir, assim sendo, isso vem como uma consequência da entrada da Primavera. O Outono também não é desabrochar de flores nem é caída de folhas das árvores, assim como a Primavera é o exato momento em que a Terra recebe em ambos os hemisférios, a mesma quantidade de luz solar, mas, como vem após o Verão e antes do Inverno, que por suas vezes têm como consequência o calor e o frio, é possível que ao fim do calor a planta já vai completando seu ciclo e/ou ao se aproximar o frio, vai perdendo suas folhas se for uma árvore caducifólia, ou seja, que as folhas caducam e caem.

A Primavera e o Outono só não são iguais, porque um vem logo após o Inverno e antes do Verão, e o outro vêm logo após do Verão e antes da entrada do Inverno. Com isso, um entra sofrendo as consequências vindas do Inverno e o outro com as consequências vindas do Verão, e ao entrar na próxima estação já aos poucos vão indo sofrendo as possíveis influências da estação seguinte. Um está acabando de sair do frio indo pro calor, o outro saindo do calor indo para o frio, um saindo de noites mais longas e dias mais curtos e outro saindo de dias mais longos e noites mais curtas, sendo que logo em breve o oposto ocorrerá.

Entendido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário