sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Paulista, Paulistano e São-paulino. Entenda a diferença:

Paulista, Paulistano e São-paulino. Entenda a diferença:


Quando usar cada uma das palavras acima?

Todas elas existem, mas em contextos distintos; vejamos:

Bandeira do Estado de São Paulo

O termo ´´Paulista`` se refere a todo aquele que nasceu e/ou mora no estado de São Paulo.

Bandeira do Município de São Paulo

O termo ´´Paulistano`` é menos abrangente que o anterior, pois designa apenas as pessoas nascidas no município de São Paulo, capital do estado supracitado. Sendo assim, todo Paulistano também é Paulista, porém, nem todo Paulista é Paulistano.

Obs.: Cuidado para nunca dizer que ´´Paulistano`` é quem nasce e/ou mora apenas na cidade de São Paulo, pois isso é incorreto, quem nasce e/ou mora na cidade de São Paulo, que é a sede do município, é ´´Paulistano`` sim, mas não só eles, mas também todos aqueles que nasceram e/ou moram nos distritos do referido município. Portanto a melhor explicação para o termo ´´Paulistano`` é pessoa que nasce e/ou mora no município de São Paulo, ou seja, o município como um todo, e não apenas na cidade de São Paulo, a sede. Quando se diz que ´´Paulistano`` é quem nasce e/ou mora na cidade de São Paulo, exclui-se aí os nascidos e moradores dos distritos, que também são ´´Paulistanos``

Brasão do Time São Paulo Futebol Clube

´´São-paulino`` não é um gentílico, porém é um termo usado para se referir-se a membros e torcedores do time ´´São Paulo Futebol Clube``, não restringindo-se apenas a membros e torcedores nascidos e/ou residentes do município ou do estado, mas todo e qualquer torcedor ou membro do time por todo o Brasil e por todo o mundo.

Curiosidade: Uma só pessoa pode abranger os 3 termos, ´´Paulista``, caso tenha nascido e/ou mora no estado de São Paulo, ´´Paulistano`` caso tenha nascido na capital do estado e/ou mora atualmente e ´´São-paulino`` caso seja torcedor do time São Paulo Futebol Clube.

3 comentários:

  1. Você pode me mandar o número do seu Whatsapp ou o seu email pra agente trocar um ideia?

    ResponderExcluir
  2. Excelentes explicações... sem dúvidas! E parabéns! Viu?

    Agora, quanto á questão da diferença entre cidade e município, eu sempre soube disso... no entanto, popularmente, um município e uma cidade são sinônimas e, como a maior parte das pessoas faz a interpretação assim, acabei por fazer a mesma coisa no caso!

    Se bem que não é bom, nem certo falar ou fazer algo só porque virou moda, mas, em alguns casos, acaba que isso aí se torna prática verdadeiramente!

    Ah, sim: tem uma tirinha minha (o conteúdo dela não é pago, nem vírus!), que explica as diferenças entre os três termos também (paulista, paulistano e são-paulino), porém, de forma um pouco mais abrangente: https://saviochristi3.blogspot.com/2021/05/tirinha-de-mila-sansei-flora-fonseca-e.html.

    Então, abraços e até mais ver! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir