sábado, 27 de fevereiro de 2016

Entendendo o Reino Unido

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Mapa do Reino Unido

Bom, vamos lá. Vou tentar explicar da forma mais simples e clara possível. A Inglaterra é uma nação; esta nação resolveu unir-se a outras duas nações (Escócia e País de Gales); como os três países encontravam-se localizados numa ilha chamada Grã-Bretanha, o novo país resultado da união de Inglaterra, Escócia e País de Gales, passou a se chamar Grã-Bretanha.

 ´´Inglaterra + Escócia + Países de Gales = Grã-Bretanha``

Após o surgimento da Grã-Bretanha, algum tempo depois, outro país quis fazer parte desta união histórica, no caso, a Irlanda do Norte. Como a Grã-Bretanha já estava formada e um novo membro entrou, o país passou a se chamar Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.

´´Grã-Bretanha + Irlanda do Norte = Reino Unido``

Assim então, o Reino Unido é um país da atualidade, resultado da união histórica entre os países citados anteriormente. O Reino Unido é 1 dos 198 países do mundo.

                         Bandeira da Inglaterra                            Bandeira da Escócia

                        Bandeira do País de Gales                  Bandeira da Irlanda do Norte



Curiosidades:

*A Irlanda é um país independente que não tem nada a ver com o Reino Unido. Apenas fazem fronteira entre si. A Irlanda do Norte sim, é parte do Reino Unido.

Bandeira da Irlanda


*A atual bandeira do Reino unido foi criada primeiramente com a fusão das bandeiras da Inglaterra e da Escócia:

+
                          Bandeira da Inglaterra                            Bandeira da Escócia

Primeira bandeira da Grã-Bretanha

Atual bandeira do Reino Unido

*Em 2014, a Escócia, uma das quatro nações que compõem o Reino Unido, realizou um plebiscito no dia 18 de setembro para decidir se permanecia ou não no Reino Unido. A vitória do ´´Não`` (não à separação) fez com que a Escócia permanecesse no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário