quinta-feira, 3 de março de 2016

Começa o referendo definitivo sobre a Bandeira da Nova Zelândia

Será que a bandeira vai mudar? Será que a Rainha da Inglaterra vai vetar?


                   Atual bandeira da Nova Zelândia                Bandeira proposta

Começa hoje, 3 de março de 2016, o referendo que decidirá definitivamente se a bandeira neozelandesa muda ou não. De hoje até o dia 24 de março de 2016, a população poderá votar pelo correio enviando as cédulas recebidas para decidir se muda ou não a bandeira do país.
Mesmo se a opção pela mudança ganhar, o projeto pode ser vetado pela Rainha da Inglaterra, e ainda ter que esperar um ano para entrar em vigor.
Muitos podem estar se perguntando ´´Por que a rainha da Inglaterra pode vetar o projeto se ele ocorre na Nova Zelândia?``.
O que ocorre é que a Nova Zelândia e outros países, ex-colônias britânicas, mantém um regime moderno de monarquia constitucional, ou seja, onde o país tem um governo próprio oficial, mas mantém um monarca que é considerado um ´´rei simbólico`` do país. A Nova Zelândia considera a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, como a monarca simbólica do país; ela não interfere diretamente na constituição neozelandesa, quem manda é o parlamento da Nova Zelândia, assim como no próprio país onde a rainha reside, que no caso é o Reino Unido, quem manda lá é o primeiro-ministro e o parlamento, a rainha aparece também como apenas como rainha simbólica, podendo apenas interferir em raríssimas situações, como essa, de mudança na bandeira (nesta mudança, se ocorrer, a bandeira britânica desaparecerá do canto superior direito da bandeira neozelandesa).

Em breve, veja no site quais são os países que mantém a rainha inglesa como monarca simbólica.

Veja mais sobre o referendo no seguinte post:

Nenhum comentário:

Postar um comentário