Há países com a mesma bandeira?
Bom, talvez não exatamente igual, mas muito semelhantes! Existem países com o mesmo design de bandeira, muitas vezes a diferença é só no tamanho, mas os desenhos são os mesmos. Mas como identificá-las separadamente? Só se colocarmos uma lado a lado da outra para comparar.
Veja abaixo várias bandeiras mesmo que não iguais, mas muito semelhantes:
A bandeira do país asiático, Indonésia, e do segundo menor país do mundo, localizado na Europa, o Mônaco, seguem o mesmo padrão de cor:
Veja abaixo várias bandeiras mesmo que não iguais, mas muito semelhantes:
A bandeira do país asiático, Indonésia, e do segundo menor país do mundo, localizado na Europa, o Mônaco, seguem o mesmo padrão de cor:
Bandeira da Indonésia Bandeira do Mônaco
Veja ainda as bandeiras da Polônia, país europeu, e de Cingapura, país asiático, em comparação com as bandeiras do Mônaco e da Indonésia:
Bandeira da Polônia Bandeira de Cingapura
Há países que já tiveram bandeiras iguais, porém hoje são diferentes. O Liechtenstein e o Haiti descobriram que possuíam bandeira idênticas nos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha, na ocasião os Liechtensteinenses decidiram incluir uma coroa, em homenagem ao principado no canto superior esquerdo da faixa azul da bandeira, o Haiti, permaneceu com a bandeira intacta, apenas em 1986, o país adicionou o brasão nacional no centro da bandeira do país.
Antiga bandeira de ambos Haiti e Liechtenstein
Atual bandeira de Liechtenstein Atual bandeira do Haiti
Abaixo temos as bandeiras do Chade, país africano, e da Romênia, país europeu. Uma dica para identificar a bandeira da Romênia, para não confundi-la com a do Chade, é que a Romênia é membro da União Europeia, então, é provável que sempre que a bandeira romena hasteada em uma embaixada, ou órgão governamental ou internacional pelo mundo, tenha ao seu lado a bandeira da União Europeia(nem sempre isso ocorrerá, mas fica a dica).
Bandeira do Chade Bandeira da Romênia
Bandeira da União Europeia
Veja a seguir outras bandeiras também muito semelhantes às do Chade e da Romênia. Seguem os países europeus Moldávia e Andorra:
Bandeira da Moldávia Bandeira de Andorra
*Curiosidade: Além da bandeira da Moldávia, ter muitas semelhança com a bandeira da Romênia, os dois países fazem fronteira e falam a mesma língua, o romeno (Em alguns livros mais antigos consta-se que na Romênia fala-se romeno e na Moldávia fala-se moldávio, porém eram duas línguas em diassistema, ou seja, eram a mesma língua, talvez por pequeníssimas diferenças, mas os países davam nomeação própria para a mesma, até 2013, quando a Moldávia decidiu mudar a constituição, substituindo o termo ''moldávio'' pelo mesmo do país vizinho ''romeno'').
Segue abaixo mais bandeiras semelhantes, de países europeus:
Bandeira da Eslovênia Bandeira da Eslováquia
As seguintes bandeiras também podem ser comparadas com as bandeiras acima:
Bandeira da Rússia Bandeira da Sérvia
Ainda falando em bandeiras listradas na horizontal; com as cores azul, branco e vermelho; de nações europeias, segue:
Bandeira dos Países Baixos / Holanda Bandeira de Luxemburgo
As bandeiras holandesa e luxemburguesa são muito semelhantes, o que varia é o tamanho e a tonalidade das cores, mas por incrível que pareça, a bandeira de Luxemburgo não foi inspirada na bandeira dos Países Baixos, e sim na bandeira da França.
Bandeira da França
A bandeira francesa está no canto superior esquerdo da bandeira de algumas de suas dependências:
Bandeira das Terras Austrais e Antárticas Francesas Bandeira das Ilhas Wallis e Futuna
Em breve publicarei sobre ex-colônias francesas que também já tiveram a bandeira da França no canto superior esquerdo e hoje já não possuem mais.
As bandeiras da Croácia, país europeu, e do Paraguai, país da América do Sul, também não escapam da comparação, com a dos Países Baixos e a de Luxemburgo, pois seguem o mesmo estilo, mas acrescenta-se os brasões dos países no meio:
Bandeira da Croácia Bandeira do Paraguai
Dando continuidade ao assunto, veja a seguir os seguintes países americanos localizados na América Central:
Bandeira da Nicarágua Bandeira de El Salvador
E entre eles tem Honduras, com as mesmas faixas azuis e branca:
Bandeira de Honduras
Ainda na América, mas desta vez, América do Sul:
Bandeira da Colômbia Bandeira do Equador
A bandeira venezuelana também não passa muito longe das acima:
Bandeira da Venezuela
E ainda na América do Sul, com um pé na América do Norte. A bandeira do país sul-americano, o Chile, não tem outra bandeira nacional semelhante a ela, mas é muito confundida com a bandeira do estado dos Estados Unidos, o Texas:
Bandeira do Chile Bandeira do Texas (EUA)
De volta à América Central, temos um país e uma dependência dos Estados Unidos:
Bandeira de Cuba Bandeira de Porto Rico (EUA)
E falando em Estados Unidos, o próprio país também tem uma bandeira semelhante à de outro país, a Libéria, na África:
E se ainda levarmos em conta as listras vermelhas e brancas, e um quadrado azul no canto esquerdo superior, temos ainda uma bandeira para citar, a da Malásia, país do sudeste asiático:
Bandeira da Malásia
Aproveitando a bandeira da Malásia, convido a voltar lá em cima na bandeira de Cingapura, antes de de continuarmos, pois seguem agora bandeiras com a lua e a estrela:
Bandeira da Turquia Bandeira da Tunísia
Duas bem parecidas né, Turquia logo acima do mar Mediterrâneo na Europa e na Ásia, e a Tunísia logo abaixo do mesmo, na África
Seguem ainda mais 2 bandeiras com estrelas, ambas usam o verde e o branco, na da Argélia tem também o vermelho como nas da Turquia, Tunísia, Malásia e Cingapura:
Bandeira da Argélia Bandeira do Paquistão
Argélia na África, do ladinho da Tunísia e Paquistão no Sul da Ásia, perto do próximo país que vamos citar, o Myanmar, que não deixa de ter o verde e uma estrela branca.
Perto do sudeste asiático, no sul da ásia, temos um país, o Myanmar, cujo a atual bandeira faz-nos lembrar a bandeira de um país báltico europeu, a Lituânia:
Bandeira do Myanmar Bandeira da Lituânia
Outra comparação de bandeiras listradas na horizontal, com as cores amarela, verde e vermelho. Um país da América e outro da África:
Bandeira da Bolívia Bandeira de Gana
Dando agora uma volta pelos países nórdicos, na Europa, temos:
Bandeira da Islândia Bandeira da Noruega
Ainda na Europa Nórdica, temos algumas dependências que podem ser comparadas com as bandeiras acima:
Bandeira das Ilhas Aland (Filândia) Bandeira das Ilhas Faroé (Dinamarca)
Outras bandeiras de países nórdicos também tem suas semelhas. Compare a da Suécia com a das Ilhas Aland e a das Ilhas Faroé com a da Finlândia.
Bandeira da Suécia Bandeira da Finlândia
Ainda temos um oposto das Ilhas Faroé com relação ao vermelho e o branco, mas sem menção ao azul. E que não fica também muito longe das da Suécia e da Finlândia. Eis a bandeira da Dinamarca, um dos países mais velhos do mundo:
Bandeira da Dinamarca
Aproveitando o encejo, vamos contemplar a bandeira da Grécia, tem listras e quadrado no canto como Malásia, Libéria e Estados Unidos, tem as cores branco e azul como estas e e outras, e tem cruz como as que acabamos de ver nos países Nórdicos:
Bandeira da Grécia
Ainda na Europa, a bandeira montenegrina assemelha-se bem com a bandeira albanesa, dois vizinhos com bandeiras similares:
Bandeira da Albânia Bandeira de Montenegro
Já que voltamos à Europa e a mais um membro da antiga Iugoslávia, vamos então citar o Kosovo, que tem seu mapa na bandeira, e aproveitar e ir logo ali entre a Ásia e a Europa e a bandeira cipriota, que também tem o mapa do Chipre na bandeira nacional:
Bandeira do Kosovo Bandeira do Chipre
Na Ásia, parece que os criadores da bandeira sul-coreana tiraram como base a bandeira do Japão, porém acrescentaram um pouco mais de design:
Bandeira do Japão Bandeira da Coreia do Sul
Enquanto isso, na África:
Bandeira do Mali Bandeira da Guiné
Ainda no mesmo continente:
Bandeira dos Camarões Bandeira do Senegal
Dando um pulinho no Oriente Médio, temos:
(Só lembrando que o Egito tem parte de seu território na África Saariana e outra parte no Oriente Médio na Ásia.)
Bandeira do Iêmen Bandeira da Síria
Bandeira do Iraque Bandeira do Egito
Passando pela Terra Santa e dando uma chegadinha na África Saariana de novo:
Bandeira da Jordânia Bandeira da Palestina
Bandeira do Saara Ocidental
Bandeira da única cidade litorânea jordaniana, Aqaba
Dando um pulinho na África Subsaariana, a bandeira do Sudão também não é muito diferente das acima, e vale a pena voltar ainda um pouco mais acima e comparar com as do Iêmen, Síria, Iraque e Egito, simplesmente retire o triângulo ver e preste atenção nas cores das listras:
Bandeira do Sudão
A bandeira do Sudão do Sul também não é muito diferentes das bandeiras acima:
Bandeira do Sudão do Sul
Antes de sair do Sudão do Sul, dê uma olha nas listras da bandeira do país e nas listras da bandeira do Quênia, seu vizinho, também localizado na África Subsaariana.
Bandeira do Quênia
De volta ao Oriente Médio, às margens do Golfo Pérsico:
Primeiro duas que nos lembram um pouco ainda as acima,
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos Bandeira do Kuwait
E duas quase idênticas entre si:
Bandeira do Bahrein Bandeira do Catar
A história da bandeira do Catar é que ela teria a mesma cor da do Bahrein, porém ao colocar-se o primeiro exemplar da bandeira no sol, ela desbotou e alterou a cor, a cor alterada chamou mais a atenção do autor que a original, então passou a utilizar essa outra cor, o bordô.
Agora é a vez de comparar um país europeu com um americano, só faltou um brasão na primeira bandeira:
Bandeira da Itália Bandeira do México
Ainda em referência às bandeiras acima, confira as bandeira da Nigéria, país africano e do Peru, país americano. Talvez se juntássemos as duas faríamos uma bandeira da Itália, e se por um brasão, uma bandeira do México:
Bandeira da Nigéria Bandeira do Peru
Aproveitando o ensejo das bandeiras de três cores, divididas em linhas verticais e com o verde sendo uma das 3 cores. Veja a seguir a bandeira da Irlanda, país europeu, e Costa do Marfim, país africano. E se colocarmos uma delas de cabeça pra baixo?
Bandeira da Irlanda Bandeira da Costa do Marfim
Compare agora as bandeiras da Costa Rica, país da América Central; e da Tailândia, país do Sudeste Asiático, com relação à cor das faixas, só se trocou a cor das faixas externas com as das internas e acrescentou-se um brasão de armas na bandeira da Costa Rica:
Bandeira da Costa Rica Bandeira da Tailândia
Vale a pena também analisar a bandeira norte-coreana em comparação com a bandeira da Costa Rica, já que ambas estão dividias em faixas horizontais, sendo a 1ª azul, a 2ª branca, a 3ª vermelha, a 4ª branca e a 5ª azul. Além de terem um símbolo dentro de um círculo na esquerda da faixa vermelha central:
Bandeira da Coreia do Norte
Pra finalizar esta postagem, após rodar o mundo inteiro, vamos encerrar a viagem no Novíssimo Mundo, a Oceania. Como vimos na postagem anterior, a bandeira da Nova Zelândia é muito semelhante à bandeira da Austrália:
Bandeira da Nova Zelândia Bandeira da Austrália
Ambas as bandeiras tem um fundo azul escuro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, e com a bandeira do Reino Unido, o colonizador destes dois países. A diferença está na cor das estrelas, no formato e na quantidade.
Bandeira do Reino Unido
A bandeira do Reino Unido está também no canto de várias dependências britânicas, e em quatro bandeiras nacionais, que mesmo independentes, os países decidiram manter a bandeira britânica em sua bandeira. Segue abaixo as outras duas nações que tem a bandeira britânica no canto esquerdo superior da bandeira:
Bandeira do Fiji Bandeira de Tuvalu
E veja a seguir as bandeiras das dependências britânicas que possuem a bandeira do Reino Unido no cantor superior esquerdo da bandeira:
Na América do Norte:
Bandeira de Bermudas
Na América do Sul:
Bandeira das Ilhas Falkland (Malvinas) Bandeira das Ilhas Georgia e Sandwich do Sul
Na América Central:
Bandeira das Ilhas Cayman Bandeira das Ilhas Turks e Caicos
Bandeira de Anguilla
Bandeira de Montserrat Bandeira das Ilhas Virgens Britânicas
Na África:
Bandeira de Santa Helena Bandeira de Tristão da Cunha
Bandeira de Ascensão
Na Ásia:
Bandeira do Território Britânico no Oceano Índico
Na Antártida:
Bandeira do Território Antártico Britânico
Na Oceania:
Bandeira das Ilhas Pitcairn
Ainda tem bandeira britânica em territórios de suas ex-colônias:
Em 3 províncias do Canadá:
Bandeira de Manitoba Bandeira de Ontário
Bandeira da Colúmbia Britânica
(Neste caso não só no canto superior esquerdo mas na parte superior inteira da bandeira)
Em 6 estados e territórios da Austrália:
Bandeira de Queensland Bandeira de Vitória
Bandeira da Tasmânia Bandeira da Nova Gales do Sul
Bandeira da Austrália Ocidental Bandeira da Austrália Meridional
No estado americano do Havaí:
Bandeira do Havaí
Em 2 dependências neozelandesas:
Niuê Ilhas Cook
Ainda podia citar muitos mais exemplos, pois estes são os das bandeiras atuais, em breve publicarei sobre os países que já tiveram a bandeira britânica no canto superior esquerdo mas que hoje já não tem mais.
E pra finalizar mesmo, pra quem ficou na curiosidade. Bom essas duas dependências da Nova Zelândia mantêm a bandeira britânica pois ainda são neozelandesas e a aí seguem o exemplo da Nova Zelândia de botar a bandeira do ex-colonizador no canto superior esquerdo, mas e se uma delas se tornasse independente e quisesse botar a bandeira de Nova Zelândia no canto superior esquerdo, sendo que a da Nova Zelândia já tem isso? Como ficaria?
Fica a dica da Samoa, que já foi da Nova Zelândia e colocou a imagem do Cruzeiro do Sul no canto superior, um símbolo usado na bandeira da ex-colonizadora:
Bandeira da Nova Zelândia Bandeira da Samoa
Teve uma pequena modificação nas cores das estrelas e na quantidade, mas se a de Niuê e da Colúmbia Britânica podem dar suas modificadas, por que a Samoa não né? E pra quem quiser voltar atrás um pouquinho pode comparar a bandeira da Samoa com a de Bermudas.
muito interessante. show de bola. ass patrick
ResponderExcluirObrigado!
Excluirparabéns pelo trabalho.... showw de bola
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirFalou de Guatemala e el Salvador mas esqueceu de honduras
ResponderExcluirmas tem honduras ali
ExcluirA que faltou foi a Guatemala...!
Excluir...mas Guatemala, apesar de ter as mesmas cores em azul-branco-azul, as faixas são verticais, e não horizontais como os países vizinhos.
ExcluirQueria Saber pq Romênia e Chade tem exatamente e mesma bandeira foi conhecidencia?
ResponderExcluirSim! Foi coincidência! As histórias dos dois países não se cruzam. O Chade foi uma colônica francesa. A bandeira romenas é em homenagem aos estandarte e escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses. As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado: Azul: Liberdade, Amarelo: Justiça e Vermelho: Fraternidade. Já a bandeira do Chade foi inspirada na bandeira da França, O azul simboliza o céu, a esperança e a água; o amarelo, o sol e o deserto; e o vermelho, o progresso, a unidade e o sacrifício.
ExcluirParabéns pela pesquisa, muito interessante mesmo. Isso sim é um "Fun with Flags"; Sheldon ficaria com inveja.
ResponderExcluirkkkk, gostei do ´´Fun with flags`` e da inveja do Sheldon.
ExcluirFaltou incluir Haiti e Liechtenstein
ResponderExcluirEssas não eram parecidas, eram idênticas.
ExcluirObrigado pela dica, vou incluir!
Excluirnão faltou nada. deixem de ser chatos
ResponderExcluirParabéns pelo post. Sensacional!
ResponderExcluirObrigado!
Excluirs
ResponderExcluirvocês deveram fazer um post sobre bandeiras comunistas que não representam um povo e sim apenas a ideologia, por exemplo a Coreia do Norte usa a famosa estrela e o vermelho do comunismo , já a a Coreia do Sul que é capitalista usa o yin/yang que representa o equilíbrio que esta enraizada nos coreanos a séculos, outro exemplo é o Vietnã que atualmente usa a bandeira comunista vermelha e uma estrela apesar de hj esta alinhada aos EUA e ser capitalista, ainda persiste na bandeira comunista, isso porque na guerra do Vietnã, o Vietnã do sul que era capitalista e ajudado pelos EUA, usava a bandeira amarela e listras vermelhas que representavam o povo raiz vietnamita feita por um imperador, a dúvida é porque as bandeiras comunistas são todas iguais, já as bandeiras de países capitalistas não existem um significado especifico para o capitalismo e sim apenas para significados em relação a história do povo....fica a dica pra fazer
ResponderExcluirPara de reclamar.
ExcluirAdorei. Muito legal. Acho todas lindas, mas elas têm seus significados. Parabéns.
ResponderExcluirObrigado! Sim, os significados são diversos, porém às vezes ocorrem coincidências, o que torna ainda mais divertida a comparação!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei da postagem! Poderiam relacionar as mais feias tambem!
ResponderExcluirMuito boa a pesquisa. Parabéns
ResponderExcluirEu também acho as da Argélia e Paquistão parecidas. Assim como as de Tunísia e Turquia.
Obrigado pela dica! Está incluído agora!
ExcluirNossa bandeira é única. Nenhuma parecida com ela!
ResponderExcluirMuito obrigada pela nota 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿✌🏿
ResponderExcluir:)
ExcluirÓtimo 😀
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirMuito brabo snrs, falto a bandeira do flamengo
ResponderExcluirFaltou quirguistão e macedonia do norte
ResponderExcluirSó digo 2 coisas por esse conteúdo interessante,para béns!
ResponderExcluirChade e Roménia não têm bandeiras iguais ou parecidas; têm a mesma bandeira. Logo, não podiam coexistir!
ResponderExcluirChade com a Roménia e Indonésia com Mónaco não têm bandeiras iguais ou parecidas; têm mesmo a mesma bandeira. Logo, não podiam coexistir desta forma. Assim, como fica na ONU?
ResponderExcluirParabéns pela sua dedicação. Magnífico trabalho 👏👏👏👏👏
ResponderExcluir