A evolução do pensamento geográfico
Antes de se tornar uma ciência, a geografia já acompanha o homem há muito tempo. Desde os primórdios de nossa sociedade que o homem faz uso do pensamento geográfico, porém por muito tempo, sem definir este pensamento com este nome e como uma ciência.
O homem pré-histórico já utiliza a pintura nas paredes das cavernas, pintura rupestre, para desenhar e registrar sua vida, a região onde ele vive, local onde há mais animais, mais frutas e demais alimentos etc.
O nome ´´geografia`` e a expressão ´´pensamento geográfico`` só foi surgir na Grécia Antiga com o filósofo Eratóstenes de Cirene, onde ´´geo`` significa Terra e ´´graphos`` significa escrever, portanto, Geografia é o estudo científico da superfície da Terra, além de analisar a variação espacial dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície terrestre.
Desde então a geografia foi passando por várias fases, como no período das grandes navegações onde o espaço conhecido terrestre foi ampliado, várias teorias vieram à tona e outras caíram, até que no século XIX, na Alemanha, Alexander Von Humboldt e Karl Ritter deram início à sistematização da geografia. Foi o primeiro passo para a geográfica vir a se tornar uma ciência, logo em seguida várias escolas geográficas se iniciaram com seus diversos pensamentos, entre elas temos as de maior destaque, foram as escolas alemã e francesa, e entre as diversas correntes de pensamento geográfico, o Determinismo alemão, o Possibilismo francês (temas estes que serão abordados em breve no blog, fique ligado!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário