domingo, 12 de junho de 2016

Dicas para a apresentação de um trabalho de geografia

Como demonstrar confiança e domínio na apresentação de um trabalho de geografia?

1º Passo: Não procure querer saber tudo ou decorar tudo sobre o tema em cheque:

Bom, para apresentar todo e qualquer trabalho, não apenas de geografia, há que se lembrar de algo muito importante, não há como a pessoa saber tudo, nunca ninguém sabe tudo. Com isto, muitos alunos se perdem ao pensar que devem decorar tudo, cada mínimo detalhe. Não se preocupe com saber tudo, decorar tudo, gravar todos os detalhes; tente memorizar e aprender os pontos principais e se caso se lembrar de algum detalhe, acrescente-o durante a explicação. Com isso você falará o essencial necessário e os poucos detalhes que você acrescentar vão dar ainda mais a impressão de conhecimento sobre o tema.

2º Passo: Saiba o que ler:

Como visto anteriormente, não há a necessidade de decorar tudo, então com isso, fica mais fácil que você abandone a leitura e passe para a explicação. Um trabalho explicado fica muito mais interessante que um trabalho lido. Porém, lembre-se, a leitura não é proibida, mas deve ser feia apenas como complemento da explicação.
Ex.1: Você está explicando um trabalho sobre o meio ambiente e num dado momento você pode dizer ´´... e como foi publicado no Jornal (Nome do Jornal) ... (leia a reportagem).``
Ex.2: Você está explicando um trabalho sobre a evolução do pensamento geográfico na história e num dado momento você diz ´´... e como disse o grande geógrafo (nome do geógrafo) ... (leia a frase dele).``

3º Passo: Dicas de fluência:

A fluência referida acima é uma comparação com a fluência que uma pessoa precisa ter quando aprende uma língua estrangeira (ou seja, demonstrar confiança e domínio no que é falado). No caso da apresentação de um trabalho de geografia, atente-se para algumas dicas que lhe farão demonstrar maior domínio sobre o tema.
Ex.1: Num trabalho sobre um dado país, estado, cidade etc, (ex.: China). Não fique lendo que o país tem uma área de 9.596.961 km², uma população de 1.338.612.968 habitantes. Diga assim como dizem os jornalistas durante os telejornais. ´´ A China é o terceiro maior país do mundo e o mais populoso, com uma área de mais de 9 milhões de km² e uma população que ultrapassa a marca de 1 bilhão de habitantes.``
Ex.1: Num trabalho sobre uma cidade de interior (ex. Santa Cruz de Minas - MG). Não fique lendo uma tabela que diz. Área: 2,8 km², População: 8.298 habitantes etc. Seria muito melhor dizer ´´O menor município do Brasil tem uma área que não chega aos 3 km² e uma população de pouco mais de 8 mil habitantes.
Evite ficar lendo números completos ´´tantos milhões, tantos mil e cento e mais alguma coisa``. Diga números redondos. Quando for um número pequeno acima do redondo (ex: no caso de Santa Cruz de Minas você arredondou 8.298 para 8000, você diz ´´pouco mais de 8 mil habitantes``), já quando for um número grande acima do redondo (ex: no caso de Miracema RJ, a população é de 26.829 hab. então não arredonde para 26 mil, pois está mais para 27, que para 26. Diga então que a população é de quase 27 mil habitantes.)
Atente-se para os termos ´´uma área de quase ... km²``, ´´uma população de mais de ... habitantes``, ´´uma população de menos de ... habitantes``, ´´uma área que não ultrapassa os ... km²`` entre outros do tipo que você vê o tempo todo nos telejornais.
Evite também preocupar-se com datas antigas exatas. Ex.1: Num trabalho sobre fósseis, evite dizer números completos como vimos acima, diga apenas ´´mais de 1 milhão de anos``, ´´ao longo de milhões de anos``, ´´há milhões de anos atrás``, ´´ao longo de vários séculos``, se você estiver em dúvida entre dois séculos ´´ex: XVI e XVII`` diga ´´por volta dos séculos XVI e XVII``, evitando ter que lembrar o século exato.
Não precisa citar tudo, ex: O Rio São Francisco passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Mas digamos que você não está certo de que lembrou de todos, diga que o rio passa por vários estados, entre eles (cite os que você lembrar).

4º Passo: Imagens e Vídeos:

Dependendo do trabalho, fica melhor ainda quando você trás fotos, imagens, figuras, mapas, gráficos etc. Lembre-se que mapas e gráficos podem servir como ponto de apoio para você explicar um trabalho. Siga explicando e apontando nos mapas e gráficos.
Se for um trabalho onde você pode, quer ou deve fazer um vídeo, não copie um vídeo pronto, pegue vários na internet e edite com programas como o ´´Windows Movie Maker`` para fazer seu próprio vídeo, de acordo com o tema pedido (lembre-se de citar as fontes dos vídeos e não fazer vídeos muito longos, no máximo 5 minutos quando for um trabalho pequeno e no máximo 15 quando for um trabalho que você terá a aula inteira para apresentar). Não passe apenas o vídeo, explique um pouco primeiro (não necessariamente uma enorme explicação, pode ser uma breve explicação) e nunca termine o trabalho no vídeo, sempre há que se ter pelo menos uma frase de conclusão para ser o arremate do trabalho, fechando-o com chave de ouro. Conforme for o caso, pause o vídeo para dar explicações.

Com estas dicas acredito que seus trabalhos serão mais bem apresentáveis e provavelmente ganharão uma maior nota, já que você apresentará maior domínio e confiança nos temas. Lembre-se, muitos professores não se importam muito, outros até nada, com o trabalho escrito, mas sim com o trabalho apresentado. Boa sorte e bons estudos!

2 comentários:

  1. ótima abordagem do tema, vou aplicar essas dicas no colegio colegio zona norte SP, muito top

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar a página! Fico feliz que tenha gostado da publicação!

    ResponderExcluir