terça-feira, 15 de outubro de 2019

É possível alguém ser chefe de estado de mais de um país?

É possível alguém ser chefe de estado de mais de um país?


Simón Bolívar

Bom, apesar de não ser muito comum, mas ainda vemos alguns casos de pessoas que já foram vereadores e prefeitos em mais de uma cidade, governadores, senadores e deputados que já assumiram mandatos em nome de mais de um estado; porém, quando se fala de chefes de estado, isso é bem mais raro ainda, mas existem casos.

O mais conhecido é o de Simón Bolívar, que foi presidente de 4 países latino-americanos. Sendo:

Por mais de um mandato, de 1813 a 1819, presidente da Venezuela.

Por um longo período, de 1819 a 1830, presidente da Grã-Colômbia, hoje = Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá.

Em 1825, foi também presidente da Bolívia, sendo o primeiro presidente destes país, que inclusive é homenageado pela Bolívia, que utiliza como inspiração o seu nome para nomear o país.

E no neste mesmo período de 1824 a 1827, foi presidente do Peru.

Realmente são raros os locais onde ocorrem casos como este. Dificilmente você encontrará alguém que administre dois lugares ao mesmo tempo ou mesmo que não seja ao mesmo tempo, mas que exerça um mandato em um e outro em outro, mas existem.

No Brasil e em outros países, como os Estados Unidos, é impossível alguém ser presidente destes países sendo nascido no exterior, mas com relação aos estados e municípios, há sim pessoas que já exerceram cargos em mais de uma cidade e mais de um estado. Temos Leonel Brizola, que já foi governador do Rio Grande do Sul e e por dois mandatos do Rio de Janeiro, sendo que também já foi deputado pelo extinto estado da Guanabara. José Sarney que já foi senador pelo Maranhão e pelo Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário