quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Países Baixos ou Holanda? Qual é o nome correto do país?

Países Baixos ou Holanda? Qual é o nome correto do país?



O país europeu, conhecido por seus pôlderes, localizado na Europa Ocidental, ao norte da Bélgica, ao oeste da Alemanha e com saída para o Atlântico, por muitas vezes é chamado de Holanda, porém, essa denominação é errônea, pois se refere a apenas parte do país.


Como é possível observar no mapa, o país é composto por 12 províncias, justamente as duas onde estão as capitais Amsterdã e Haia, são respectivamente chamadas Holanda do Norte e Holanda do Sul. Essa região onde estão as duas províncias onde ficam as capitais do país, é chamada de Holanda, e foi a região que dominou todo o território do atual país por muito tempo, e hoje, seguem sendo as províncias que abrigam as capitais nacionais da nação. Devido a essa influência das holandas e dos seus respectivos habitantes, os holandeses, que inclusive graças às províncias e ao gentílico de quem lá nasce, que o nome do idioma do país ficou sendo chamado de holandês. Porém, o país, não se chama Holanda, é uma denominação errada que prevaleceu por muitos anos e que hoje o país está lutando para ver se consegue remover essa cultura dos estrangeiros, de denominar seu país como Holanda.

Mas qual é então o nome do país?

Voltando lá no início, o país é conhecido por seus pôlderes, que são áreas planas, baixas e alagáveis, protegidos por diques, estruturas que retém a água do mar. Como o país é construído nessas áreas em sua maioria, o nome dado em sua língua local foi Nederland, literalmente em holandês Neder-Landen = Terras Baixas, que em português foi traduzido como Países Baixos, a denominação que o referido país gostaria de ser chamado.

Em diversas línguas temos ambas as versões usadas, mas os holandeses não veem a hora de os anglófonos finalmente pararem de usar Holland e utilizarem apenas Netherlands, esperam anciosamente que os lusófonos substituam finalmente Holanda por Países Baixos. Querem muito que os hispanohablantes deixem de dizer Holanda e digam Países Bajos, que os italianos digam Paesi Bassi ao invés de Olanda,  que os franceses não digam mais Hollande e digam apenas Pays-Bas etc.

Resumindo em nossa língua, os cidadãos do referido país, querem de todas as formas, que seu país seja chamado de Países Baixos, sendo este o nome oficial da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário