Palma - MG
Bandeira de Palma MG
Bandeira de Palma na Câmara Municipal
Palma é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. As origens de Palma se remetem à região da Fazenda Glória Mineira. Em 1864, o povoado de Sítio da Cotieira (por haver muitas cutias na região) se tornou distrito de Cataguases como nome de São Francisco de Assis do Capivara (por haver sido construída pelos tropeiros uma capela em homenagem a São Francisco de Assis e as capivaras eram muito comuns na região). Os cutias e capivaras ainda existem no município, mas num numero muito reduzido. Emancipou-se em 23 de dezembro de 1890, teve sua fundação em 24 de maio de 1892 e então passou a se chamar Palma, por haver muitas palmeiras no centro da cidade. 24 de maio foi tomado como dia do aniversário de Palma
Placa de boas vindas na chegada de Palma
Placa na entrada da cidade com os dizeres ''Feliz a cidade cujo Deus é o Senhor'' e ''Bem vindo a Palma''
Possui uma área territorial de 318 km², uma população de quase 6.600 habitantes e dista 368 km da capital mineira Belo Horizonte.
Igreja Matriz São Francisco de Assis
Se seu segundo nome ''São Francisco de Assis do Capivara" houvesse sido mantido em sua emancipação, hoje seria o município com o maior nome do Brasil. Mais que o atual município com maior nome que é Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso.
Praça Getúlio Vargas frente à prefeitura de Palma, pode-se ver a presença de várias palmeiras no centro da cidade, o que dá o nome ao município.
Calçadão Dr. Marco Antônio de Freitas no centro de Palma
Antiga estação, hoje encontra-se desativada e os trilhos não existem mais. A estrada de ferro que ligava a sede aos distritos de Cisneiros e Itapiruçu foi removida e hoje serve de estrada rural de acesso aos distritos.
Palma possui 2 distritos, Cisneiros e Itapiruçu.
Ponte de ferro Evaldo de Souza Lima, sobre o rio Pomba no distrito de Cisneiros, hoje funciona como ponte para veículos e pedestres. É comumente chamada de Ponte Preta.
Rio Pomba, limite entre os distritos de Cisneiros e Itapiruçu
Pracinha no centro do distrito de Cisneiros
Vista do Antigo Armazém do distrito de Cisneiros
(Foto tirada da área onde foi a antiga estação, que já não se encontra mais de pé)
Paróquia Imaculada Conceição no distrito de Cisneiros
Ponte que dá acesso ao distrito de Itapiruçu
Foz do Ribeirão dos Monos no Rio Pomba, no distrito de Itapiruçu.
Serra Pedra Bonita, que dá o nome ao distrito de Itapiruço (do indígena Tupi = Pedra e Piruçu = Pontuda).
A Serra Pedra bonita é o limite de Palma com os municípios mineiros de Recreio e Pirapetinga, e com o município fluminense de Santo Antônio de Pádua.
Por curiosidade, a o pico da Serra Pedra Bonita, apesar de dar o nome ao distrito palmense de Itapiruçu, não fica em Palma, pois a frente da Serra encontra-se em Minas Gerais e as costas da mesma no Rio de Janeiro. A parte fluminense pertence a Santo Antônio de Pádua. A parte mineira é dividida entre Palma, Recreio e Pirapetinga. A parte pertencente a Palma corresponde à parte direita da rocha, a parte à esquerda a Pirapetinga e a parte ao centro a Recreio, ou seja, a Recreio e a Pádua que se encontra a parte mais alta da Serra. Sendo assim a principal elevação de Palma não é a Serra Pedra Bonita, e sim a Serra do Serrote, no limite com o distrito de Laranjal, onde toda a Serra pertence a Palma.
Serra do Serrote, próxima ao limite com Laranjal
A Serra Pedra Bonita é o extremo sul do município, sendo a Serra do Chalé o extremo norte, a Serra do Serrote o extremo oeste e o Pico Azul da Ventania o extremo Leste.
A fauna e a flora são diversas, há muitos trechos de Mata Atlântica preservada, como se pode ver nas imagens anteriores que mostram o Rio Pomba.
Ipê no distrito de Itapiruçu
Além dos distritos Palma possui várias comunidades rurais como Maromba e Coqueiros.
Capela São Sebastião na Comunidade de Maromba, no distrito de Itapiruçu
Os principais polos procurados pelos palmenses são Muriaé - MG e Miracema - RJ
Palma se limita com os municípios mineiros de Recreio, Muriaé, Laranjal e Barão de Monte Alto (antigo distrito de Palma emancipado em 1962) e os municípios fluminenses de Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Mapa de Palma MG