sexta-feira, 30 de junho de 2017

O que é Globalização?

O que é o fenômeno da globalização?

É o fato de o mundo ter se tornado ''pequeno'' devido às grandes facilidades de comunicação e transporte hoje existentes. 

O mundo não diminuiu seu tamanho físico, as distâncias continuam as mesmas, porém, a facilidade de acesso de um lugar a outro e a comunicação com qualquer parte do mundo com a facilidade que temos atualmente, faz, com que essas distâncias ''aparentem ter sido encurtadas''. A distância entre uma cidade e outra que antes era de 1.000 km, continua sendo 1.000 km, porém hoje com a internet, com o telefone e com os carros, aviões, navios etc, as formas das pessoas de ambas se comunicarem com a outra ou se locomoverem até a outra estão cada vez mais facilitadas.

O mundo encontra-se cada vez mais conectado, e isso é a globalização. Outros fatos também são associados a este processo, como a maior difusão dos culturas, principalmente dos países centrais (mais desenvolvidos), com destaque Estados Unidos (American Way of Life - Estilo Americano de Vida) e países europeus (Cultura Ocidental).

Mas a globalização atinge todas as pessoas no mundo inteiro de maneira igual?

Não.  Há que se lembrar que esse processo integrador, não ocorre de maneira igual para todos. Muitas pessoas encontram-se excluídas desse processo, que são por sua vez as pessoas que não possuem a acesso às mais diversas tecnologias que possibilitam o processo de globalização.

Outro fato excludente, é o fato da prevalência impostas das culturas ocidentais sobre outras culturas, visto que os costumes ocidentais são por muitas vezes interpretados como corretos e sinônimos de futuro, de desenvolvimento.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Palma - MG

Palma - MG

Bandeira de Palma
Bandeira de Palma MG

Bandeira de Palma MG
Bandeira de Palma na Câmara Municipal

Palma é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. As origens de Palma se remetem à região da Fazenda Glória Mineira. Em 1864, o povoado de Sítio da Cotieira (por haver muitas cutias na região) se tornou distrito de Cataguases como nome de São Francisco de Assis do Capivara (por haver sido construída pelos tropeiros uma capela em homenagem a São Francisco de Assis e as capivaras eram muito comuns na região). Os cutias e capivaras ainda existem no município, mas num numero muito reduzido. Emancipou-se em 23 de dezembro de 1890, teve sua fundação em 24 de maio de 1892 e então passou a se chamar Palma, por haver muitas palmeiras no centro da cidade. 24 de maio foi tomado como dia do aniversário de Palma

Palma MG
Placa de boas vindas na chegada de Palma

Palma MG
Placa na entrada da cidade com os dizeres ''Feliz a cidade cujo Deus é o Senhor'' e ''Bem vindo a Palma''

Possui uma área territorial de 318 km², uma população de quase 6.600 habitantes e dista 368 km da capital mineira Belo Horizonte.

Paróquia São Francisco de Assis de Palma
Igreja Matriz São Francisco de Assis

Se seu segundo nome ''São Francisco de Assis do Capivara" houvesse sido mantido em sua emancipação, hoje seria o município com o maior nome do Brasil. Mais que o atual município com maior nome que é Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso.

Prefeitura Municipal de Palma
Praça Getúlio Vargas frente à prefeitura de Palma, pode-se ver a presença de várias palmeiras no centro da cidade, o que dá o nome ao município.

Calçadão Dr. Marco Antônio de Freitas
Calçadão Dr. Marco Antônio de Freitas no centro de Palma

Antiga Estação
Antiga estação, hoje encontra-se desativada e os trilhos não existem mais. A estrada de ferro que ligava a sede aos distritos de Cisneiros e Itapiruçu foi removida e hoje serve de estrada rural de acesso aos distritos.

Palma possui 2 distritos, Cisneiros e Itapiruçu.

Ponte Preta Cisneiros
Ponte Evaldo de Souza Lima
Ponte de ferro Evaldo de Souza Lima, sobre o rio Pomba no distrito de Cisneiros, hoje funciona como ponte para veículos e pedestres. É comumente chamada de Ponte Preta.

Rio Pomba Cisneiros
Rio Pomba, limite entre os distritos de Cisneiros e Itapiruçu

Praça de Cisneiros
Pracinha no centro do distrito de Cisneiros

Armazém Cisneiros
Vista do Antigo Armazém do distrito de Cisneiros
(Foto tirada da área onde foi a antiga estação, que já não se encontra mais de pé)

Paróquia Imaculada Conceição Cisneiros
Paróquia Imaculada Conceição no distrito de Cisneiros

Ponte de Itapiruçu
Ponte que dá acesso ao distrito de Itapiruçu

Foz do Ribeirão dos Monos no Rio Pomba, no distrito de Itapiruçu.

Serra Pedra Bonita Palma MG Recreio MG Pirapetinga MG Santo Antônio de Pádua RJ
Serra Pedra Bonita, que dá o nome ao distrito de Itapiruço (do indígena Tupi = Pedra e Piruçu = Pontuda).

A Serra Pedra bonita é o limite de Palma com os municípios mineiros de Recreio e Pirapetinga, e com o município fluminense de Santo Antônio de Pádua.

Por curiosidade, a o pico da Serra Pedra Bonita, apesar de dar o nome ao distrito palmense de Itapiruçu, não fica em Palma, pois a frente da Serra encontra-se em Minas Gerais e as costas da mesma no Rio de Janeiro. A parte fluminense pertence a Santo Antônio de Pádua. A parte mineira é dividida entre Palma, Recreio e Pirapetinga. A parte pertencente a Palma corresponde à parte direita da rocha, a parte à esquerda a Pirapetinga e a parte ao centro a Recreio, ou seja, a Recreio e a Pádua que se encontra a parte mais alta da Serra. Sendo assim a principal elevação de Palma não é a Serra Pedra Bonita, e sim a Serra do Serrote, no limite com o distrito de Laranjal, onde toda a Serra pertence a Palma.

Serra do Serrote Palma MG Laranjal MG
Serra do Serrote, próxima ao limite com Laranjal

A Serra Pedra Bonita é o extremo sul do município, sendo a Serra do Chalé o extremo norte, a Serra do Serrote o extremo oeste e o Pico Azul da Ventania o extremo Leste.

A fauna e a flora são diversas, há muitos trechos de Mata Atlântica preservada, como se pode ver nas imagens anteriores que mostram o Rio Pomba.

Ipê no distrito de Itapiruçu

Além dos distritos Palma possui várias comunidades rurais como Maromba e Coqueiros.

Igreja São Sebastião Maromba
Capela São Sebastião na Comunidade de Maromba, no distrito de Itapiruçu

Os principais polos procurados pelos palmenses são Muriaé - MG e Miracema - RJ

Palma se limita com os municípios mineiros de Recreio, Muriaé, Laranjal e Barão de Monte Alto (antigo distrito de Palma emancipado em 1962) e os municípios fluminenses de Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Mapa de Palma
Mapa de Palma MG

quarta-feira, 28 de junho de 2017

A Monarquia Britânica vai além das Ilhas Britânicas?


Bandeira do Reino Unido


Sim. Há vários países que respeitam a monarquia britânica e tem a rainha da Inglaterra como sua monarca, apesar de serem países independentes.

Muitos sabem que a família real britânica é considerada por todas as nações que compõem o Reino Unido, no caso Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte, além ainda das dependência britânicas pelo mundo, como é o caso de Gibraltar, Ilhas Pitcairn, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Falkland(Malvinas), Anguilla, Bermudas, Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul, Território Britânico no Oceano Índico, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Tristão da Cunha, Montserrat, Território Britânico na Antártida, Santa Helena, Ilha de Man, Jersey e Guernsey . Porém há muito mais países que mesmo independentes continuam tendo a rainha inglesa como monarca, como é o caso de Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, Barbados, Bahamas, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, e Granada.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Sessão Cidades do Rio: Conheça Itaperuna - RJ

Itaperuna - RJ

Bandeira de Itaperuna

Bandeira de Itaperuna sendo levada na abertura da festa dos carros de boi de 2017

Itaperuna é um município brasileiro localizado no Noroeste Fluminense. Fundada em 10 de maio de 1889, possui uma área territorial de 1.105,5 km², uma população de pouco mais de 98 mil habitantes e dista 313 km da capital fluminense Rio de Janeiro.

Entrada da cidade como os dizeres
''Itaperuna''
''Guarde no coração o afeto deste povo acolhedor''

Praça no centro da cidade

Câmara Municipal de Itaperuna

Em Itaperuna há a presença de paróquias católicas da diocese de Campos de Goytacazes e também de uma Igreja Tradicionalista, como é comum em alguns municípios do estado do Rio de Janeiro.

Igreja Tradicionalista 

Paróquia São José

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Raposo

Raposo é um distrito muito famoso do município de Itaperuna e por sua vez já tentou se emancipar, o pedido foi negado por Itaperuna. Raposo possui muitas reservas de água mineral onde estão instaladas grandes empresas que trabalham com este recurso para o comércio, o que gera muito renda e imposto para o município. O distrito é muito visitado por turistas não só por ser uma estância hidromineral, mas também pelas festas que ocorrem no distrito, como é o caso da festa anual católica dos carros de boi.

Festa dos carros de boi em 2017

Raposo também é marcado por sua fauna, na entrada para o distrito pode-se ver várias placas indicando a existência de animais silvestres na pista, como paca, cutia, tatu, preguiça, serpentes entre outros.

Rua da cidade, ao fundo morro com estátua do Cristo. A segunda maior do Brasil, com 20 metros de altura. Datada de 1966.

Em 1887 criou-se a freguesia de São José do Avaí, que foi elevada a vila posteriormente, mantendo o mesmo nome. De início foi distrito do município de Campos de Goytacazes, emancipando-se apenas em 1889. O nome escolhido Itaperuna é de origem indígena (origem tupi) e significa ''pedra erguida escura'' (ita = pedra, byr = erguida, una = escura).

Itaperuna se limita com os municípios fluminenses de Cambuci, São José de Ubá, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Laje do Muriaé e Italva, e com os municípios mineiros de Antônio Prado de Minas, Eugenópolis e Patrocínio do Muriaé. 

O município possui 6 distritos: Raposo, Comendador Venâncio, Retiro do Muriaé, Itajara, Nossa Senhora da Penha e Boaventura.

Mapa de Itaperuna

Placa indicando a entrada para o distrito de Retiro do Muriaé

O Rio Muriaé que passa pela região dá nome a várias cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais temos os municípios de Muriaé (que recebe único e exclusivamente o nome do rio) e Patrocínio do Muriaé. No Rio de Janeiro temos o município de Laje do Muriaé e o distrito itaperunense de Retiro do Muriaé. A palavra Muriaé é de origem indígena (Puris) e significa ''Mosquitos que picam''.

Foto tirada no município de Laje do Muriaé no limite com o município de Itaperuna.
Uma ponte divide o município de Laje do Muriaé - RJ e o distrito itaperunense de Comendador Venâncio (o distrito pode ser visto ao fundo da foto).

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Sessão Cidades do Rio: Conheça Laje do Muriaé - RJ

Laje do Muriaé - RJ

Bandeira de Laje do Muriaé

Bandeira de Laje do Muriaé no Fórum da cidade

Laje do Muriaé é um município brasileiro localizado no Noroeste Fluminense. Foi fundado em 7 de março de 1962, quando se emancipou do município de Itaperuna, possui uma área territorial de 250,5 km², um população de pouco menos de 7500 habitantes e dista 300 km da capital fluminense, Rio de Janeiro.

Obelisco na entrada da cidade com os dizeres:
''Laje do Muriaé - RJ''
''Sê bem-vindo a nosso rincão...''

Ponde sobre o Rio Muriaé na entrada da cidade, a ponte é o limite com o município de Itaperuna (especificamente com o distrito itaperunense de Comendador Venâncio)

O nome provém do fato de a cidade haver tido seu início ao redor de uma pedra localizada às margens do rio Muriaé. Por sua vez o nome do rio é de origem indígena, que significa ''mosquitos que picam''.

A região foi colonizada por 3 homens de origem portuguesa vindos de Muriaé (Sendo eles José Ferreira César, José Garcia Pereira e José Bastos Pinto) por volta de 1832.

Praça no centro da cidade, ao fundo a Câmara Municipal de Laje do Muriaé

Casa da Cultura

Durante o período final da monarquia brasileira, em 16 de abril de 1889, houve uma conferência republicana com a presença de Nilo Peçanha (Natural de Campos de Goytacazes - RJ, Nilo viria a se tornar futuramente presidente da república). A dita conferência foi atacada por monarquistas, este episódio foi chamado de ''As Garrafadas de Laje do Muriaé''.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Igreja Católica Tradicionalista Nossa Senhora do Bom Sucesso

É comum ver igrejas católicas tradicionalistas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, como é o caso de Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana etc. Esta igreja estão em comunhão com Roma, com a Igreja Católica, porém, não seguem a liberdade dada às igrejas de realizar missas na língua local e com os fiéis sentados juntos (homens e mulheres). Nestas igrejas, mantem-se a tradição de realizar as missas em latim e com os homens de um lado e as mulheres de outro.

Igreja Tradicionalista Nossa Senhora do Bom Sucesso, vista do outro lado da ponte, no distrito itaperunense de Comendador Venâncio

Laje do Muriaé se limita com os municípios fluminenses de Itaperuna e Miracema, e com os municípios mineiros de Patrocínio do Muriaé e Barão de Monte Alto.
O município não possui distritos.

Mapa de Laje do Muriaé

domingo, 25 de junho de 2017

Sessão Cidades de Minas: Conheça Patrocínio do Muriaé - MG

Patrocínio do Muriaé - MG

Bandeira de Patrocínio do Muriaé

Bandeira de Patrocínio do Muriaé

Patrocínio do Muriaé é um município brasileiro localizado na Zona da Mata Mineira. Possui uma área de 108,5 km², uma população de pouco mais de 5 mil habitantes e dista 388 km da capital mineira Belo Horizonte.

Entrada da cidade


Prefeitura Municipal de Patrocínio do Muriaé

Foi habitado até o século XIX por índios Puris, apenas em 1817 chegaram os europeus à região, houve o primeiro povoamento na foz do atual ribeirão Cachoeira Alegre e na Fazenda Proveção.
Em 1830 uma família que havia comprado a dita fazenda doou terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio.
Em 8 de junho de 1858, o então formado povoado de Nossa Senhora do Patrocínio do Muriaé, foi elevado a distrito e seu nome foi posteriormente reduzido para apenas Patrocínio do Muriaé no ano seguinte.
Em 1885, com a construção da estação ferroviária, várias famílias se mudaram para o local, às margens do rio Muriaé e em 12 de dezembro de 1953, emancipa-se tornando-se município.

O motivo do nome vem da homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio e pelo fato de o Rio Muriaé cortar o município e ser o local onde começaram a fixar-se as primeiras moradias.

Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

Ponte que dá acesso à cidade sobre o rio Muriaé

Patrocínio do Muriaé não possui distritos. O município limita-se com os municípios mineiros de Barão de Monte Alto, Eugenópolis e Muriaé; e com os municípios fluminenses de Itaperuna e Laje do Muriaé.

Mapa do Município de Patrocínio do Muriaé

Curiosidade: O município de Patrocínio do Muriaé se limita com outros dois municípios que possuem a mesma referência ao rio Muriaé em seus nomes, que são Muriaé - MG e Laje do Muriaé -RJ, um em Minas Gerais e outro no Rio de Janeiro. O município também se limita com Itaperuna - RJ, que por sua vez, possui um distrito que se chama Retiro do Muriaé, também em referência ao mesmo rio.

Palco na praça central da cidade com o brasão do município pintado

Vistas da praça localizada no centro da cidade