Principais taxas demográficas. Fatores que interferem na população
A taxa de fecundidade refere-se ao número de mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 15 a 49 anos. É calculada dividindo o número de nascidos vivos pela população feminina em idade reprodutiva. Há também a taxa de fecundidade específica, que é medida dividindo o número de nascidos vivos de mães de determinado grupo etário, pelo número de mulheres deste grupo etário. Por fim, temos ainda a taxa de fecundidade total, que corresponde ao número médio de filhos que uma mulher teria ao terminar o período reprodutivo.
A taxa de natalidade refere-se ao número de nascimentos, e é calculada dividindo o número de nascidos vivos X(vezes) 1.000, pela população total. Multiplica-se por mil para diminuir o número de casas decimais.
A taxa de mortalidade também usa essa questão da multiplicação por mil, e é calculada dividindo o número de óbitos X 1.000, pela população total. É possível assim calcular a expectativa de vida, onde sabemos quanto tempo em média vive as pessoas de dada região.
A migração, que refere-se aos processos imigratórios e emigratórios, que respectivamente são a entrada e saída de pessoas de dada região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário