O que é o fenômeno da globalização?
É o fato de o mundo ter se tornado ''pequeno'' devido às grandes facilidades de comunicação e transporte hoje existentes.
O mundo não diminuiu seu tamanho físico, as distâncias continuam as mesmas, porém, a facilidade de acesso de um lugar a outro e a comunicação com qualquer parte do mundo com a facilidade que temos atualmente, faz, com que essas distâncias ''aparentem ter sido encurtadas''. A distância entre uma cidade e outra que antes era de 1.000 km, continua sendo 1.000 km, porém hoje com a internet, com o telefone e com os carros, aviões, navios etc, as formas das pessoas de ambas se comunicarem com a outra ou se locomoverem até a outra estão cada vez mais facilitadas.
O mundo encontra-se cada vez mais conectado, e isso é a globalização. Outros fatos também são associados a este processo, como a maior difusão dos culturas, principalmente dos países centrais (mais desenvolvidos), com destaque Estados Unidos (American Way of Life - Estilo Americano de Vida) e países europeus (Cultura Ocidental).
Mas a globalização atinge todas as pessoas no mundo inteiro de maneira igual?
Não. Há que se lembrar que esse processo integrador, não ocorre de maneira igual para todos. Muitas pessoas encontram-se excluídas desse processo, que são por sua vez as pessoas que não possuem a acesso às mais diversas tecnologias que possibilitam o processo de globalização.
Outro fato excludente, é o fato da prevalência impostas das culturas ocidentais sobre outras culturas, visto que os costumes ocidentais são por muitas vezes interpretados como corretos e sinônimos de futuro, de desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário