segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Se foi o colonizador que ensinou a língua pra colônia, por que tantos sotaques diferentes?

Por que países de mesma língua tem sotaques diferentes?

 

Esta é uma pergunta curiosa, por que várias regiões de mesma língua apresentam diferentes sotaques?

Há que se destacar alguns pontos:

Primeiro: Antigamente as regiões mais distantes umas das outras, não mantinham contato constante entre si. Hoje com a internet, estamos o tempo todo conectados com o mundo inteiro, antes não, eram meses para uma carta chegar de um lugar a outro.


Segundo: Durante muito tempo, as línguas não tinham uma estrutura definida, uma gramática padronizada, ou seja, as línguas estavam em formação. Até hoje, as línguas estão em constante transformação, porém, hoje em dia há uma padronização que quando muda, é em comum acordo com todos os países falantes da mesma, como no caso da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa proposta em 2007 e que entrou em vigor em 2016, onde nossa língua teve algumas mudanças na ortografia e o mesmo ocorreu em todos os outros países de língua portuguesa de comum acordo. Antigamente não, se o britânico escrevia ''colour'', e o americano ''color'', um nem sabia como o outro estava escrevendo, se estava igual ou diferente. O mesmo ocorria com a pronúncia.


Terceiro: No caso específico de ex-colônias, quando o colonizador, como por exemplo Portugal, ao vir para onde hoje é o Brasil, não chegou aqui sozinho, outros países também por aqui passaram, como Espanha, Holanda, Inglaterra, França etc. Estes estrangeiros tinham que aprender português no Brasil, mas não havia cursinhos onde o professor repetia 50 vezes a pronúncia e dava prova de listening pra testar a fala do aluno, não, era tudo no que se ouvia e no que se reproduzia de acordo com o que se entendia, por isso tem lugar que o ''ti'' e o ''di'' é falado diferente, o ''S'' no final das sílabas aparece em certos lugares com som de ''S'' em outros com um som chiado como um ''X'', entre outras diferenças. Uma pessoa de uma língua que não tinha dado som do português, tentava interpretar num som similar na língua dele. Casavam-se pais de nacionalidades diferentes, exemplo um italiano e uma francesa, o filho nascia no Brasil e ouvia os pais falando português, cada um com seu sotaque, ele ia formando o dele e por aí vai. Tem também os povos que já estavam aqui os índios, com suas línguas primárias, também os negros, que depois chegaram trazidos pelos portugueses, que já tinham suas línguas africanas. Essa mistura de línguas europeias, africanas e indígenas, todos tentando imitar o português, foi originando os diversos sotaques que temos ao redor do Brasil.


Quarto: A língua se associa à cultura e à realidade de cada nação, um lugar pode ter passado por um passado histórico que outro não, como no caso de Minas Gerais, que passou pela Inconfidência Mineira e os inconfidentes tinham que falar rápido e cortando palavras para não serem entendidos pelas autoridades. Alguns países não eram áreas vazias, inabitadas antes da colonização, a grande maioria dos países, já tinham uma população que já falava sua língua nativa e já tinham sua história e costumes com aquela língua, e a cultura influencia muito na língua, assim como a história, os episódios que cada lugar passa ou já passou.


Enfim, várias são as explicações e motivos que levam a países de mesma língua a terem sotaques diferentes, em alguns casos pode-se aparece uma ou outra palavra com grafia diferente, como ''fato'' no Brasil e ''facto'' em Portugal, ''fenômeno'' no Brasil e ''fenómeno' em Portugal, pode-se ter uma palavra que num país existe e outro não, como por exemplo, palavras de origem indígena, como tapioca e beiju, que são comuns no Brasil, se misturaram ao português, porém algumas delas podem ser desconhecidas em Portugal. Palavras pronunciadas de formas variadas, como o ''di'' e o ''ti'' do Sudeste brasileiros se comparado com a os estados do Nordeste. O ''S'' falado no Rio de Janeiro no final das sílabas com relação ao restante do Brasil, o ''R`` no final da sílaba dos paulistas etc.

Felizmente, hoje, com a tecnologia e o avanço das comunicações, cada vez mais os países estão mais próximos, as distâncias estão diminuindo e a informação nos põem sempre em contato. Hoje em dia não se tem mais medo que as línguas se separem, cada país de língua inglesa assuma uma própria língua, não há mais medo de que o sotaque brasileiro se torne uma língua diferente da de Portugal, cada vez mais os países que falam cada língua estão mais próximos e podemos felizmente compartilhar línguas em comum, com mais de que um país no mundo, isso nos aproxima cada vez mais dos países que falam nossa língua, quanto mais próximos melhor é a comunicação entre todos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

É permitido ou não as homenagens em vida no Brasil?

Pode-se dar o nome de uma pessoa ainda viva a um lugar público?

A resposta é não, pela Constituição Federal, em seu artigo 37, exige como princípio da Administração Pública a ''impessoalidade'', ou seja, prédios públicos, ruas, bairros, cidades, estados etc, não podem conter o nome de pessoas vivas, porém, mesmo assim, isso ocorre, sendo que os 2 casos mais famosos no Brasil são dois municípios do estado do Maranhão, que homenageiam duas personalidades ainda vivas, o ex-presidente da República José Sarney; e o ex-governador do Maranhão Edison Lobão.

Bandeira de Presidente Sarney MA
Bandeira de Presidente Sarney

O município de Presidente Sarney é um ex-distrito de Pinheiro, município natal do ex-presidente. Sarney nasceu em Pinheiro e um distrito deste município foi batizado com seu nome. Em 1994 o distrito foi elevado à categoria de município, tendo sua fundação no dia 1º de janeiro de 1997, com o mesmo nome de Presidente Sarney.

Bandeira de Ribeirãozinho MA
Bandeira de Governador Edison Lobão

O município de Governador Edison Lobão, tinha o nome de Ribeirãozinho enquanto era distrito de Imperatriz, nome este que foi aprovado pela câmara municipal em 2013 para voltar a ser o nome do da localidade, agora um município, porém, ainda não foi reconhecida a mudança pelo estado do Maranhão, e município segue assim, homenagem o ex-governador maranhense Edison Lobão.
Governador Edison Lobão recebeu este nome em 1994, assim que deixou de ser distrito de Imperatriz e se tornou município, o nome Ribeirãozinho ainda é guardado e utilizado carinhosamente por vários moradores do município.

É possível haver uma regência em uma república?

Já houve alguma regência na República?


Bom, pra responder a esta pergunta teremos que entrar um pouquinho na História, que é sem dúvidas irmã da Geografia.

O que houve na história do Brasil, foi um período denominado Regência Republicana. Mas o que foi isso?

O que foi a Regência Republicana?

Rodrigues Alves que já havia sido presidente do Brasil de 1902 a 1906, tentou novamente uma candidatura em 1918, na qual foi eleito, porém morreu vítima de Gripe Espanhola antes de tomar posse. O vice Delfim Moreira, já tomou posse como presidente interino, porém governou num curto mandato de menos de um ano, de 15 de novembro de 1918 a 28 de julho de 1919, que não teve tempo de fazer muita coisa se não cuidar de organizar as próximas eleições, além ainda de ter sido surpreendido com uma doença, ele foi considerado presidente até o dia 28 de julho, antes da posse do seguinte presidente eleito João Pessoa, porém na prática, no final de seu mandato, o mesmo acabou delegando suas funções ao então ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, que ficou praticamente 2 meses no cargo, apesar de não ser considerado oficialmente como tal, de presidente da república, o período foi então chamado de regência republicana. Afrânio de Melo Franco também foi ministro das relações exteriores do Brasil. Com a eleição de Epitácio Pessoa, o mesmo assumiu já em julho antes mesmo do 15 de novembro, antiga data de posse dos presidentes do Brasil, terminando assim com o período de regência republicana que o país viveu em 1919.
 
Fotos de: Rodrigues Alves, Delfim Moreira, Afrânio Franco e Epitácio Pessoa.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Há estados com a mesma bandeira?

O quão similar são as bandeiras dos estados brasileiros?

Brasil

Pra quem gostou da postagem onde são comparadas as bandeiras de vários países do mundo, este post traz hoje as bandeiras dos estados brasileiros, vamos ver até que ponto elas são parecidas, o que há de comum entre uma e outra, vamos lá!

Ceará

A primeira comparação não será entre um estado e outro, mas sim de um estado com a própria bandeira nacional. O estado do Ceará tem uma bandeira muito similar à bandeira brasileira, com fundo verde, losango amarelo e um círculo no centro, a diferença é que no círculo da bandeira do Brasil, a cor usada é a azul com estrela brancas, representando todas as 27 unidades da federação, ou seja, os 26 estados e o Distrito Federal, com uma faixa também branca, com a frase ''ORDEM E PROGRESSO'', escrita de verde. Já a bandeira cearense, a mesma possui um círculo central branco com o brasão do estado, mas que não deixa de ter umas estrelinhas no brasão, o que remonta mais similaridade.

A próxima bandeira pode ser comparada tanto com o estado anterior, como também com a bandeira nacional, o modelo é o mesmo, a diferença está nas ordens das cores e no círculo central.

Mato Grosso

A bandeira de Mato Grosso possui um fundo azul, com um losango branco e um círculo central verde com uma estrela amarela, bom não deixou de usar o modelo e as cores, apesar de essas últimas em ordem diferente, mas estão aí azul, branco, verde e amarelo. E não se esqueçamos, pelo menos uma estrela pra se comparar ainda mais com as anteriores.

A próxima bandeira foge desse padrão até então utilizado, mas curiosamente, a bandeira do estado de Mato Grosso do Sul, estado desmembrado do estado de Mato Grosso em 1977, tem uma bandeira com as mesmas cores da bandeira do estado de Mato Grosso, além de ter uma estrela na bandeira.

Mato Grosso do Sul

O modelo é bem diferente, como se pode observar, mas não deixa de ter as cores do estado de Mato Grosso, azul, amarelo, branco e verde. Pra deixar mais coincidências evidentes, temos que em ambas o azul é a cor da maior parte da bandeira, a estrela é uma só em ambas e a mesma é amarela, e o branco é a cor que separa o azul do verde. Coincidentemente mantendo assim, as mesmas cores da bandeira nacional.

Falando ainda de uma estrela na bandeira e as cores azul, amarelo, verde e branco, vamos para Rondônia:

Rondônia

Rondônia também já foi parte do estado de Mato Grosso, porém a muito mais tempo antes que Mato Grosso do Sul, e de propósito ou não, parece que todo estado que se desmembra de Mato Grosso, mantém uma estrela na bandeira e as cores da bandeira mato-grossense e também da bandeira nacional concomitantemente.

O formado da bandeira de Rondônia é também diferente, porém vamos às semelhanças, além é claro da estrela, há que se lembrar que a mesma está no centro da bandeira, assim como Mato Grosso, a diferença é que a estrela desta vez é branca e o amarelo está usado ao lado de ambas as partes inferiores da bandeira, o triângulo abaixo da estrela é verde e o azul por cima, é a cor predominante novamente, e como diria o tio do Jackie Chan ''...e mais uma coisa!'', o branco é a cor que separa o verde do azul, e ainda, o branco está em contato com a cor amarela.

Agora, vamos para um estado que não tem passado ligado ao Mato Grosso, ao Mato Grosso do Sul nem a Rondônia, porém, além de ter o nome parecido com este último, as bandeiras também não são muito diferentes.

Estamos falando de Roraima, o extremo norte do Brasil:

Roraima

O extremo norte do país mantém todas as cores da bandeira nacional, com acréscimo da cor vermelha. A bandeira possui as cores azul, verde, branco, amarelo e vermelho. Novamente o branco separando o azul do verde, desta vez com uma ajudinha do amarelo. Uma estrela só, amarela como as de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e única diferença na coloração, é o vermelho, também, os outros estados não são cortados pela linha do Equador, não precisam deste detalhe em suas bandeiras, uma vez que este é o sentido da linha vermelha na bandeira de roraimense.

Acre

Mais um estado com um estrela solitária na bandeira, o extremo oeste brasileiro, o Acre, que possui uma estrela vermelha no canto superior esquerdo, e um corte central na diagonal com duas bandas, amarela e verde, similar aos cortes usados nas bandeiras de Roraima e Mato Grosso do Sul. Sem contar o verde e o amarelo, cores predominantes na bandeira do Brasil.

Já que vai lá e volta cá e há comparações com a bandeira nacional, toda hora uma estrela solitária na bandeira, e agora que o vermelho já entrou na nossa conversa, vamos para Santa Catarina:

Santa Catarina

Santa Catarina tem as cores verde e amarela na bandeira, também o branco. A cor predominante é a vermelha, que já começou dar as caras em nosso post. Temos o losango central, como a do Brasil, de Mato Grosso e do Ceará, e uma estrela branca no centro, compondo junto da faixa vermelha, do gorro vermelho em seu topo, da águia marrom com um escudo branco e chaves amarelas, compondo o brasão do estado, que é rodeado pelas ramas de café e milho.

Espírito Santo

A bandeira capixaba se assemelha à bandeira de Santa Catarina, no fato de a mesma ser formada por três retângulos na horizontal, ainda mais similar pelo fato de o retângulo central ser branco, e o inferior ser rosa, já que o rosa é o resultado da mistura do branco com o vermelho, e vermelho é a cor dos retângulos superior e inferior da bandeira catarinense. O retângulo superior da bandeira do Espírito Santo, assim como a frase central ''Trabalha e Confia'' são azuis, cores assim como o branco, presentes na bandeira nacional e em algumas de alguns dos outros estados já citados

Curiosamente, o rosa é uma cor dificilmente encontrada em bandeiras, são raros os casos.

Alagoas

Mais uma bandeira com 3 retângulos, porém estes, na vertical, novamente as presenças das cores vermelho, branco e azul, no centro uma similaridade que aproxima-se mais à bandeira alagoana e também à cearense, que retratam o brasão estadual na bandeira do estado.

Vamos agora para uma bandeira com 3 faixas, neste caso na diagonal, nesse ponto nos lembra um pouco a bandeira sul-mato-grossense, as cores verde, vermelha e amarela, já são de casa, desta vez, não temos um círculo, mas um polígono oval no meio da bandeira, e novamente, um estado que possui seu brasão no centro da bandeira. É a bandeira Gaúcha

Rio Grande do Sul

Se o Rio Grande do Sul, tem o brasão na bandeira, o Rio Grande do Norte não tem só o nome similiar, o brasão também está lá, as cores amarela, verde e branca também, vamos ver as diferenças e similaridades da bandeira gaúcha pra potiguar.

Rio Grande do Norte

A bandeira potiguar ainda tem mais um detalhe, uma estrelinha branca, tipo outras já citadas.

Pernambuco

A bandeira do Rio Grande do Norte não é a única dividida ao meio por duas cores, no caso desta primeira são o verde e o branco, na segunda, ou seja a do Pernambuco, temos o azul e o branco, a estrelinha amarelinha lá em cima, pra recordar, e o Sol, que é uma estrela também, e de quinta grandeza. O vermelho, o verde e o amarelo presentes no arco-íris, e na também cruz vermelha, são cores já citadas em outros estados, que voltam a se fazer presentes.

Pra encerrar com os estado da Região Sul, vamos ao Paraná, o centro é muito similar à bandeira nacional, porém com menos estrelas e ao invés da frase ''Ordem e Progresso'' de verde, temos é o nome do estado com a mesma cor: ''Paraná''. Temos a presença dos ramos ao redor do centro, porém não sendo este o brasão do estado.

Paraná

Comparando mais, podemos associar às bandeiras com faixas, essa tem três faixas, todas diagonais, porém do lado oposto das do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. As cores verde, branco e azul, não preciso nem falar, todos já conhecem. As estrela também, já são de casa.

Vamos agora comparar a bandeira do estado quase xará do Paraná.

Pará

Mais um bandeira com faixas, desta vez, apesar de em formato similar à bandeira do Paraná e oposta à do Rio Grande do Sul, a faixa central é menor, não tão fininha como a do Mato Grosso do Sul, mas fina também, e em outra direção. Enquanto no Paraná, a faixa central era maior, a do Pará, seu estado de nome similar, a do meio é mais fina.

As cores branco vermelho e azul já são conhecidas e a estrela, novamente apareceu.

Vamos para outra bandeira com faixas diagonais, assim como a do Paraná, com a faixa central mais ampla, as cores branco, amarelo e anil, só faltou o verde pra ter exatamente as mesmas cores da bandeira do Brasil.

Tocantins

Mais uma figura do Sol, que como já dito, não deixa de ser uma estrela, e de quinta grandeza. Curiosamente o Tocantins, manteve a maioria das cores da bandeira do estado de Goiás, estado do qual se desmembrou em 1988, se tornando assim, o estado mais jovem do país.

Goiás

Eis a bandeira do Goiás, essa tem duas outras que dá pra muito se comparar, uma pelo número significativo de listras e outra pela quantidade de estrelas brancas, no canto azul esquerdo.

Sergipe

Apesar de a bandeira sergipana ter bem menos listras que a bandeira goiana, mas apresentam a mesma cor, e o Cruzeiro do Sul, representado pelas estrelas brancas, no canto azul de ambas, só tem uma diferença, na de Goiás, a estrela central é pequena e as quatro ao redor são maiores, já na do Sergipe, a central que é a maior e as que a rodeiam são menores.

Piauí

A bandeira do Piauí tem mais listras que as bandeiras de Goiás e Sergipe juntas, tem 13, enquanto Goiás tem 8 e Sergipe 4. Quanto às cores se iguala às duas, quanto ao número de listras, passa mais perto de Goiás, porém se diferencia de ambas no canto superior esquerdo. O fato de ter um canto superior esquerdo azul as aproxima, mas a quantia de estrelas brancas se diferencia, ambos usam o branco pra ''estrelar'', porém o Piauí usa uma estrela só, os outros dois usam 5, e o Piauí traz escrito de branco abaixo da estrela, ainda dentro do quadro azul, a data ''13 DE MARÇO DE 1823'', dia da ''Batalha do Jenipapo'', ocorrida no estado. A referida frase só passou a fazer parte do design da bandeira piauiense a partir de 2005.

Antiga bandeira do Piauí, utilizada até 2005

E mais uma curiosidade para o Piauí, será que alguém conhece outra palavra com tantas vogais consecutivas como a palavra ''PIAUIENSE''?
(IAUIE) 5 vogais consecutivas.

E antes que eu me esqueça, ambas as 3 bandeiras anteriores apresentam todas as cores da bandeira nacional e de vários outros estados. Além ainda de serem muito similares à antiga bandeira do Brasil, anterior à atual.

Bandeira dos Estados Unidos do Brasil(antigo nome do país, hoje República Federativa do Brasil), usada de 15 a 19 de novembro de 1889.

Próxima parada, o vizinho do Piauí, o Maranhão:

Maranhão

Alguém sabe como se diz caju em espanhol? Tem duas formas ''anarcado'', mais usada na Espanha e ''marañón'' mais usada nos países latinos, só aí já nos ajuda a saber o significado do nome do estado. Mas vamos para a comparação das bandeiras.

A bandeira maranhense tem 9 listras, neste ponto, mais próxima de Goiás, as cores é que são diferentes, são vermelho, branco e preto, representando assim o índio, o branco e o negro.

A semelhança está no quadro azul no canto superior esquerdo, até 2005, praticamente idêntico ao do da bandeira do Piauí, agora mesmo com a frase, ainda bem similar.

Vamos agora pra uma bandeira que mantém 3 das cores da bandeira do Brasil e já foi candidata a ser bandeira do Brasil.
É, a bandeira de São Paulo acabou se tornando estadual, para o estado de São Paulo, mas a ideia original é de que se tornasse a bandeira nacional.

São Paulo

Vamos agora falar, de um estado com listras brancas e pretas, com a mesma quantia de listras da bandeira do Piauí, porém com 2 das cores das listras da bandeira maranhense. Além do preto e do branco, temos também presentes o vermelho, o azul e o amarelo. Dessa vez o quadro superior esquerdo não é azul, é vermelho, mas não deixa de ter um azul nele, no mapa do Brasil, dentro de um círculo redondo, que já não nos é estranho e mais em torno quatro estrelas amarelas, que também não são carta nova no baralho.

Já que o vermelho voltou à discussão, seguimos com ele e ainda o branco e o azul, as estrelas e as listras:

Amazonas

A bandeira amazonense possui três faixas apenas, e um quadro azul no canto superior esquerdo, similaridades em partes, mas segue com suas estrelinas brancas. É a bandeira do maior estado brasileiro.

Bahia

Vamos para um estado com uma faixa a mais na bandeira, também de quadro azul no canto superior esquerdo, mas não com uma estrela branca, mas com o triângulo branco. A bandeira da Bahia, o estado onde começou o Brasil.

E por falar em triângulo, em vermelho e branco, e aproveitando que o Maranhão inaugurou a cor preta nas bandeiras, vamos para o Triângulo Mineiro, ou melhor, pra todo o estado de Minas Gerais.

Minas Gerais

Nesse caso enquanto o triângulo baiano é branco o mineiro é vermelho. Mais um estado a ter uma frase na bandeira, dessa vez, numa língua estrangeira, em preto: ''LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN'', que significa em latim: ''LIBERDADE AINDA QUE TARDIA''.

Minas gosta de ser chique né, gosta de orgiem estrangeira, a expressão ''UAI'', muito usada no estado ao invés da expressão ''UÉ'', mais comum em outros estados, é também de origem estrangeira, vem dos trabalhadores das estradas de ferro britânicos que diziam ''WHY'', que quer dizer ''POR QUE?''. A palavra ''WHY'', que se pronuncia ''UAI'' em português, era usada como forma de interjeição pelos ferroviários ingleses, e foi assim interpretado pelos brasileiros do estado.

Bom, mas vamos voltar a falar das bandeiras, vamos para o próximo estado, que tem sua bandeira com exatamente as mesmas cores do estado de Minas Gerais, porém, irá nos ajudar a retomar a discussão das listras, já que a mesma possui uma faixa preta no canto esquerdo.

Paraíba

A bandeira da Paraíba também traz outra similaridade com a de Minas Gerais, pois tem um escrito, neste caso, uma palavra só ''NEGO'', que é uma referência à negação de João Pessoa, então governador da Paraíba, que hoje dá nome à capital do estado; à candidatura de Júlio Prestes, indicado pelo então presidente Washington Luís à presidência da república.

Mas voltando como prometido à discussão das listras, vamos voltar às listras comparar, dessa vez com a bandeira do Amapá, com 3 listras na diagonal, uma formação diferente no lado esquerdo da bandeira, a presença da Fortaleza de São José de Macapá. presença das cores nacionais: verde, amarelo, azul e branco, tendo o preto como divisor de águas entre as cores.

O que foi, é de águas sim, quem me garante que a pessoa não pintou a bandeira usando uma aquarela, técnica que mistura água à tinta?

Amapá

E vale ressaltar, que na bandeira do Amapá, assim como na do Brasil, a cor predominante é o verde e a Fortaleza de São José de Macapá nos lembra rapidamente uma estrelinha branquinha.

Se com cuidado reparar as semelhanças das faixas com as bandeiras de Santa Catarina e Espírito Santo vai achar, e com Alagoas se de lado virar.

Rio de Janeiro

É, pelo visto o repertório encerrou, as listras do Rio de Janeiro, não são retângulos mas quadrados, mas ainda há o que se comparar, o brasão estadual no centro da bandeira e no brasão, algumas similaridades, o mar como na bandeira do Ceará, o selo nacional, com a parte central da bandeira do Brasil, a águia, desta vez cinza, mas que nos lembra à águia do brasão de Santa Catarina, os ramos ao redor, a faixa abaixo e a estrela em cima.

Agora pra finalizar, esse post pra quem viu, deixamos a bandeira da menor unidade da federação, onde fica a capital do Brasil:

Distrito Federal

E pra quem realmente viu, termina com 3 das cores pátrias do Brasil.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Bandeira de todos os municípios de São Paulo e com direito até a um município que não existe mais:

De Adamantina a Zacarias

Bandeira do Estado de São Paulo
Bandeira de São Paulo

Bandeira de Adamantina SPBandeira de Zacarias SP
                                Bandeira de Adamantina                   Bandeira de Zacarias

Mais um estado da Região Sudeste completo.

Minas Gerais foi de A a W, dessa vez sim podemos dizer literalmente que foi de A a Z.

Minas Gerais só possuía municípios da letra A a W, pulando a letra K, São Paulo porém, possui de A a Z, pulando as letras K, assim como Minas e também W, X e Y. Foram publicados do primeiro em ordem alfabética, Adamantina, dando início à lista dos municípios paulistas com a letra A, até Zacarias, o único com a letra Z do estado e também o último em ordem alfabética, encerrando assim mais um estado inteiro com as bandeiras municipais publicadas.

É amigos, mais uma missão cumprida, foi só terminar uma, publicando todos os municípios do estado de Minas Gerais, agora tão recentemente e tão próximo, consegui também acabar de publicar a bandeira de todos os 645 municípios do estado de São Paulo. Mais um mérito do blog, que se tornou o primeiro no mundo a publicar a bandeira de todos os municípios do estado de São Paulo.

Agora, estão publicadas, as bandeiras dos municípios dos dois estados com o maior número de municípios do Brasil, Minas Gerais com seus 853 municípios e São Paulo com seus 645 municípios, totalizando então assim 1498 municípios com suas bandeiras já publicadas no blog, isso mesmo, quase 1500 dos 5570 municípios brasileiros. É, quase 1500, número simbólico, o ano em que o Brasil foi descoberto, curiosamente foi publicado entre os municípios de São Paulo a bandeira do município mais antigo do Brasil, São Vicente, ajudando aí fazer história nas nossas postagens.

Bandeira de São Vicente SP
Bandeira de São Vicente

A cada bandeira publicada, a cada post publicado, mais história, mais marcas são deixadas registradas, é com muito orgulho que a missão continua, publicando até bandeiras simbólicas de municípios que nem se quer são municípios mais, que foi o caso de Santo Amaro.

É, nosso compromisso com publicar todas as bandeiras de todos os municípios do Brasil, vai além do esperado, prova disso, é que além de publicar a bandeira de todos os atuais municípios, foi publicada também a bandeira de um antigo município Paulista, o antigo município de Santo Amaro, hoje distrito de São Paulo.

Bandeira de Santo Amaro SP
Bandeira de Santo Amaro

Santo Amaro é hoje um distrito do município de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, porém, no passado, Santo Amaro já foi um município antes de se anexar à capital, portanto, mesmo o mesmo não sendo um município mais, mas ele possui uma bandeira utilizada simbolicamente, o brasão central é o mesmo desde que a cidade era um município independente, é mais um pedacinho de história que temos pra mostrar e não poderíamos deixar de publicar. É o nosso blog publicando todos os municípios do Brasil, mas todos mesmo, até os que ''não existem mais'', entre aspas é claro, pois Santo Amaro pode até não ser mais município, porém segue existindo como distrito paulistano;

Bandeira do município de São Paulo SP
Bandeira do município de São Paulo

Bom, depois de falar tanto em São Paulo, vamos sair dos dois estados da Antiga Política do Café Com Leite, São Paulo e Minas Gerais e coincidentemente, já que o blog não cansa de fazer história, mais conhecidência vem aí, o estado de Getúlio Vargas, o Rio Grande do Sul, sendo assim, o primeiro da Região Sul.

Mapas de Minas e São Paulo com suas bandeiras no interior

Ao publicar Minas e São Paulo, já foi publicado então metade dos estados da Região Sudeste e mais da metade dos municípios da Região, uma vez que os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, possuem apenas 92 e 78 municípios respectivamente.

Como dito já anteriormente, quando foram publicados todos os municípios de Minas Gerais, a ordem escolhida para a publicação dos municípios por estado, seria do estado com mais municípios até o com menos municípios, ou seja de Minas Gerais que possui 853 até Roraima que possui apenas 15 municípios, sendo assim, após os 853 de Minas e os 645 de São Paulo, vamos para os quase 500 municípios do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul possui 497 municípios e será o 3º de nossa Sessão Bandeiras dos Municípios Brasileiros. Em breve começarão ser publicadas as bandeiras de todos os municípios gaúchos. É, já é quase a metade do número de municípios de Minas Gerais, aos poucos vamos publicando tudo, é só aguardar!

Aproveito esta véspera de Natal para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, até o final do ano tem mais postagens, e ano que vem é claro muito mais, aguardem! Boas festas! Muita paz, muita saúde, muitas realizações e tudo de bom pro ano que está por vir! Feliz 2019!