Quais as letras iniciais mais comuns para municípios brasileiros e as menos comuns?
Atualmente no blog, foram publicadas as bandeiras de todos os 853 municípios de Minas Gerais, agora estão sendo aos poucos publicadas as bandeiras dos 645 municípios de São Paulo e em breve serão publicados também as bandeiras de todos os municípios do Brasil. Porém, uma curiosidade chamou muito a atenção, o porque de algumas letras aparecerem mais e outras menos quando são levantados os nomes de todos os municípios de cada estado.
As duas letras que mais aparecem, são S e C, e as duas que menos aparecem são Y e K, sendo que o Y é a única letra que não aparece uma única vez se quer no início do nome de um município brasileiro e K, apenas uma única vez, no município de Kaloré no Paraná.
Mas por que?
No caso das duas que menos aparecem, a explicação é óbvia, uma vez que K, W e Y, são letras estrangeiras que só passaram a fazer parte oficialmente do nosso alfabeto, com a reforma ortográfica que entrou em vigor em 2016, e são usadas apenas para escrever palavras de origem estrangeira, portanto, apenas municípios com nomes de origem em outras línguas ou que homenageiam alguém, usando assim um nome próprio, como Wenceslau Braz - MG, nestes casos as letras são usadas, mas como não há palavras no português com essas letras, por isso são raramente utilizadas.
No caso das duas que mais aparecem, a explicação é curiosa:
No caso do S, é devido ao fato de o Brasil ser um país de forte tradição católica, fez com que várias cidades fossem homenageadas com nome de sãos, portanto vários são os municípios com nomes de santos, iniciados por SÃO, como São Luís MA, SANTO, com Santo Antônio de Pádua RJ, SANTA, como Santa Isabel do Rio Negro AM, SANTANA, em homenagem a Santa Ana, como Santana de Cataguases MG, SANT'ANA, também em homenagem à mesma santa, como Sant'Ana do Livramento RS, entre outros exemplos relacionados à Igreja, como Santos SP etc.
No caso da letra C, também tem muitos municípios com nome de origem católica, que são aqueles com o nome de Conceição, uma homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, como no caso de Conceição da Barra de Minas MG. Porém, esta não é a principal razão pela qual vários municípios são iniciados pela letra C, mas sim uma questão de probabilidade de formação de sílabas da língua portuguesa. Uma vez que o C é o que mais apresenta essa possibilidade no português. Entenda a seguir:
Na língua portuguesa, cada letra, tem um número de sílabas que a mesma pode formar:
As vogais podem se misturar entre si pra formar sílabas ou com alguma consoante.
Ex.: Ai, Es, Ou, Uz etc.
No caso das consoantes, a C é a que mais tem combinações usadas na língua, veja:
As letras, B, D, F, G, P, T e V por exemplo, podem formar sílabas com cada uma das vogais, como ba, be, bi, bo, bu, ou com o auxílio do L ou do R, bla, ble, bli, blo, blu, bra, bre, bri, bro bru.
Mas a letra C tem uma auxiliar a mais, a letra H, que forma sílabas como cha, che, chi, cho, chu.
O N e o L, também aceitam isso, mas são raríssimos seus usos no início de uma palavra no português, exemplos raros são Nhandeara, Nhandu, Nhecolândia, Lhama, Lhasa etc. Já o C, é constante, há muitíssimas palavras iniciadas com CH, o que abre muito mais o leque de possibilidades na língua, palavras iniciadas com CA, CE, CI, CO, CU, CRA, CRE, CRI, CRO, CRU, CLA, CLE, CLI, CLO, CLU, CHA, CHE, CHI, CHO, CHU. Isso leva o C se tornar a segunda letra mais usada, perdendo apenas para o S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário