Quais são os três tipos de aquífero existentes?
Poroso, Cárstico e Fraturado ou Fissural
Como já dito no título, há 3 tipos diferentes de aquífero. Para começar, há que se lembrar que aquífero é um manancial de água subterrâneo.O Aquífero Poroso é aquele formado por rochas porosos, ou seja, que possuem poros, onde a água se infiltra e fica armazenada, funcionando assim, como uma espécie de esponja.
O Aquífero Fraturado ou fissural é aquele formado por rochas com fraturas, onde a água infiltrada no solo chega às mesmas e fica armazenada nas fraturas existentes na formação rochosa subterrânea.
O Aquífero Cárstico é formado pelo processo de lixiviação, ou seja, pela fermentação de substâncias naturais de natureza corrosiva, que são levadas pelas águas e vão assim corroendo as paredes rochosas formando os chamados rios subterrâneos.
Curiosidades:
Os 3 principais aquíferos brasileiros são o Aquífero Guarani, o Alter do Chão e o Solimões. O aquífero Guarani é considerado o maior do país até o momento, porém, como ainda falta muito que se estudar sobre o Alter do Chão, o que tudo indica é que o Alter do Chão seja ainda maior que o Guarani, este último e o Solimões estão localizados na Região Norte do Brasil, nos respectivos estados do Pará e do Amazonas, já o Guarani, está localizado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, sob os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando também a 3 países vizinhos, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário