quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O que é conurbação?

O que é uma cidade conurbada?


Conurbação é o fenômeno onde uma cidade cresce tanto em direção ao seu limite com a cidade vizinha, que a mancha urbana de ambas acabam se encontrando, fazendo assim que o limite entre um distrito e outro, a sede de um município com um distrito, ou até mesmo um município se encontre com um outro município diferente em plena rua, sejam eles do mesmo estado, de estados diferentes ou até mesmo de países diferentes.

Rua Diadema, limite entre Santa Cruz de Minas - MG e São João del-Rei - MG
Observando o turista na foto, que tirou a mesma em cima do limite dos municípios, na sua mão direita acenando, o município de São João del-Rei, à esquerda Santa Cruz de Minas. Ambos os municípios se encontram frente a frente numa rua.

A construção com vegetação no muro, do lado de São João del-Rei é a fundação Bradesco, e nela possui a bandeira de São João del-Rei, porém, na rua acima, seguindo em frente, a primeira entrada à direita, já se avista a construção utilizado pela prefeitura e pela câmara municipal de Santa Cruz de Minas.

Fundação Bradesco com mastros com a bandeira de São João del-Rei

Prédio utilizado pela prefeitura e pela câmara municipal de Santa Cruz de Minas


 O fenômeno da conurbação pode ocorre de diversas formas, entre um distrito e outro do mesmo município, como Moema e Vila Mariana, distritos de São Paulo - SP; entre um distrito com sua sede, como Macaé - RJ e seu distrito Barra de Macaé; entre dois municípios diferentes do mesmo estado, como Guarará - MG e Bicas - MG; entre municípios e/ou distritos de municípios de outros estados, como o município Teresina - PI, capital do Piauí, que se limita com o município de Timon - MA, e Pirapetinga - MG, município mineiro que se limita como o distrito de Santo Antônio de Pádua - RJ, São Pedro de Alcântara do estado do Rio de Janeiro. Também pode ocorrer entre países diferentes, como Foz do Iguaçu - PR - Brasil e Ciudad del Este - AP(Alto Paraná) - Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário