terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Qual estado está representado na única estrela acima da frase ORDEM E PROGRESSO na bandeira do Brasil?

Qual estado está representado na única estrela acima da frase ´´Ordem e Progresso`` na bandeira do Brasil?


É o estado do Pará.

Mas por que o Pará? Por que o Pará ficou sendo representado com a única estrela isolada acima da faixa com a frase ´´Ordem e Progresso`` na bandeira do Brasil?

Um pouco de história: O Brasil nem sempre teve todas as 27 unidades federativas que tem hoje, vários estados foram criados ao longo do tempo. O Amapá já foi por muito tempo parte do estado do Pará. Só em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal do Amapá, desmembrando assim a parte norte do Pará para sua criação, para apenas em 5 de outubro de 1988 vir a se tornar o estado do Amapá.
No atual estado do Amapá, encontra-se o Cabo Orange, no município de Oiapoque, local por muitos anos considerado o extremo norte do Brasil, daí a expressão ´´Do Oiapoque ao Chuí``, para referir-se que se tratava de norte a sul do Brasil, ou seja, o país inteiro; pois o Oiapoque era considerado o extremo norte e o Chuí o extremo sul. Hoje sabemos que o extremo norte do Brasil não é este, mas sim o Monte do Caburaí, no município de Uiramutã, no estado de Roraima e o extremo sul é o Arroio Chuí, no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul.
Voltando à estrela, o que aconteceu foi o seguinte, quando a bandeira brasileira foi criada, o Amapá ainda não existia, era apenas uma extensão do Pará, e naquele tempo não se sabia que o Monte do Caburaí era o extremo norte brasileiro, e sim acreditava-se que era o Cabo Orange, então, pensava-se que o Pará era o estado extremo norte do Brasil, sendo ele o então estado extremo norte do país, foi colocado na bandeira representado na única estrela mais acima de todas.

E os demais estados, qual estrela é pra cada estado?
Na foto abaixo podemos ver qual estrela representa qual estado do Brasil na bandeira.
*Curiosidade: Depois de a atual bandeira ser criada, várias estrelas foram acrescentadas à medida que um novo estado era criado, mesmo com a criação do estado de Roraima, que hoje sabemos ser o extremo norte do Brasil, a estrela do Pará foi mantida na parte superior da bandeira, e a estrela para representar Roraima e outros estados criados, foram apenas adicionadas junto com as dos estados que já existiam na parte inferior da bandeira brasileira.
*Curiosidade: A estrela do Pará, como vimos, foi posta por cima das demais, mas, a estrela do Rio Grande do Sul, o estado que é e já era o extremo sul do Brasil desde que a bandeira foi criada, não foi posta como a mais abaixo de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário