terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Sessão Cidades Gaúchas: Conheça Gramado - RS (Cidade do Natal Luz)

Gramado - RS


Bandeira de Gramado

Bandeira de Gramado

Gramado é um município brasileiro localizado na mesorregião metropolitana de Porto Alegre, na região da Serra Gaúcha e na comarca turística chamada Região das Hortênsias em referência às flores de mesmo nome.

Jardim em frente à prefeitura municipal de Gramado

Gramado é co-sede da microrregião de Canela-Gramado, onde são sedes os municípios de Canela e o próprio Gramado. São municípios dessa microrregião: Canela, Gramado, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Marial do Herval, Taquara e Três Coroas.

Videiras em Gramado

A região se destaca no plantio de uvas e na produção de vinho.

O município conta com uma área territorial de 238 km², uma população de cerca de 35 mil habitantes e dista 115 km da capital gaúcha Porto Alegre.

Mapa de Gramado

Gramado não possui distritos. O município se limita com outros 5 municípios gaúchos, são eles: Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval e Três Coroas.

Imagens que mostram a Matriz São Pedro, no centro de Gramado

A matriz São Pedro, foi construída em 8 anos com madeira e pedras basálticas, sua torre possui 46 metros de altura e suas vidraças mostram a vida do Apóstolo Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, ao lado de Jesus Cristo.

Fonte do amor em Gramado

A região da Serra Gaúcha tem seu histórico de ocupação anterior ao período colonial, com índios Caingangues, porém apenas após a chegada dos tropeiros na região nos séculos XVIII e XIX que deu-se os primeiros indícios de ocupação que levaram ao futuro surgimento da cidade. A região onde houve a origem da cidade era um campo que servia de repouso para os tropeiros, por isso o nome Gramado.
Gramado se emancipou Taquara em 15 de dezembro de 1954, durante o movimento emancipacionista de Nova Petrópolis. Já foi parte também de Santo Antônio da Patrulha, quando Taquara também era distrito do mesmo. 

Relógio nas ruas de Gramado

Visões diurna e noturna da cidade

Gramado é famoso pela festa do Natal Luz onde toda a cidade é decorada com adornos de Natal e pisca-piscas para iluminar.

Fotos mostrando decorações de Natal por toda a cidade e no interior de lojas, ambos em visões noturnas e diurnas

Vista de papai noel e mamãe noel (pai natal e mãe natal) e outras decorações na entrada do município

Conhecer Gramado é relaxar, desfrutar da cultura gaúcha com ar europeu e apreciar as belezas do local em qualquer época do ano, com destaque no período do Natal Luz, onde há o festival de cinema de Gramado(um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina onde são entregues os prêmios Kikito), também em outras festividades como a festa das hortênsias e a Chocofest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário