quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Qual a diferença entre mar e oceano?

Mar e oceano são a mesma coisa?


Mar e oceano são grandes porções de água, porém o oceano é bem maior que o mar, o mar costuma ser por vezes extensões de oceanos como é o caso do Mar Mediterrâneo, que é praticamente uma extensão do Oceano Atlântico, separada pelo estreito de Gibraltar, onde ambos se encontram. Há também mares encravados, ou seja, totalmente cercado de terra por todos os lados, como é o caso do Mar Cáspio, que é o maior lago do mundo. Oceano é portanto a maior concentração de água visível da superfície terrestre, que supera até mesmo as áreas emersas (continentes), mar é uma porção menor, geralmente uma extensão de um oceano ou um grande lago. Uma característica em comum entre ambos, é o fato de serem sempre formados por água salgada.

Imagem de Satélite do Mar Cáspio, o maior lago do mundo e imagem do estreito de Gibraltar, encontro entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. (De um lado Gibraltar, território britânico que faz fronteira com o sul da Espanha, Europa e do outro Ceuta, território espanhol no Norte de Marrocos, África)


Curiosidades:

* Lagos e Lagoas podem ou não ser de água doce, há lagos e lagoas de água doce e lagos e lagoas de água salgada. Um exemplo de lagoas de água salgada são as Salinas, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, na região da Nhecolândia.

* É comum os brasileiros dizerem ao ir pra praia que vão ao mar, tomar banho de mar, na verdade o que banha o Brasil é um Oceano, no caso o Oceano Atlântico.

Vista do Oceano Atlântico que banha o Brasil em Guarapari - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário