quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sessão Cidades de Minas: Conheça Três Marias - MG

Três Marias - MG

Bandeira de 3 Marias - MG
Bandeira de Três Marias MG

É um município brasileiro localizado na região Central Mineira. Tem uma área territorial de 2.675 km², uma população de pouco mais de 35 mil habitantes e dista 270 km da capital Belo Horizonte.
O município encontra-se estrategicamente cortado pela BR 040, que lhe fornece fácil saída para Belo Horizonte e para Brasília, a capital Federal, também viajando-se um pouco mais, dá acesso ao Rio de Janeiro pela mesma BR.

Lago - Barragem - Usina Hidrelétrica - Três Marias - MG
Vista às margens da BR 040 do grade lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Três Marias no Rio São Francisco.

O distrito de Barreiro Grande emancipou-se em 1º de março de 1963 do município de Corinto. O antigo nome vem de um córrego que corta a região devido à terra salgada às marges deste córrego.
Ao contrário do que se pensa, não foi a cidade que deu o nome à Usina e sim a Usina quem deu o nome à cidade, visto que a Usina Hidrelétrica de Três Marias tornou-se nacionalmente conhecida por seu potencial hidrelétrico e a expressão Três Marias foi vista como se fosse o nome da cidade onde estava a Usina. Apenas em 1975, por meio de um abaixo assinado que a maioria dos moradores optou pelo nome de Três Marias para a cidade. Este nome vêm do fato de que às marges do Rio São Francisco, havia uma família de fazendeiros ''um pai, uma mãe e três filhas'', eram trabalhadores e tementes a Deus. A família montou uma pequena hospedaria na fazenda, para o descanso dos tropeiros, pescadores e viajantes. Com o tempo, os pais morreram e as filhas Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda continuaram com a hospedaria, ponto de parada obrigatória, visto que era o único lugar de descanso nas proximidades. Aquela hospedagem se tornou popular com as três Marias: ''Hoje vou pernoitar, lá nas três Marias'', ''Quando atravessar o Rio São Francisco, vou almoçar nas três Marias.''. Outro fato acontecido foi que as três irmãs gostavam de nadar no rio e uma vez foram surpreendidas por uma enchente que as levou a óbito. Após o trágico acidente, o nome Três Marias tornou-se ainda mais popular.
A Usina Começou a ser construída em 1950 com a autorização do então presidente Juscelino Kubitschek.

Rio São Francisco - Três Marias - MG - São Gonçalo do Abaeté - MG - BR 040
Vista do Rio São Francisco sobre a ponte por onde passa BR 040. Esta ponte é o limite com o município mineiro de São Gonçalo do Abaeté.

Três Marias tem apenas um distrito, Andrequicé. Porém possui vários povoados, como Silga, Brejo, Pedras, Barra do Rio de Janeiro, Forquilha dos Cabrais, Aldeia do Dourado, Bonfim e Escadinha.

Mapa de Três Marias e o distrito de Andrequicé
Mapa de Três Marias

Três Marias se limita com os municípios mineiros de São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Lassance, Buritizeiro, Felixlândia e Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário