sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Sessão Cidades de Minas: Conheça Juiz de Fora - MG (JF)

Juiz de Fora - MG
(JF) (Manchester Mineira) (Princesa de Minas)

Bandeira de Juiz de Fora
Bandeira de Juiz de Fora

Brasão de armas de Juiz de Fora
Brasão de Armas de Juiz de Fora

Juiz de Fora é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. É a 5ª maior cidade do estado, ficando atrás apenas da capital Capital Belo Horizonte, que é a primeira, e as cidades e Uberlândia, Contagem e Betim (aqui os termos são referentes à área urbanizada, pois se considerarmos em termos de área territorial total do município, o maior município mineiro é João Pinheiro). Juiz de Fora também é o município mais populoso, atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem, desta vez, fica na frente de Betim.

Morro do Cristo - Juiz de Fora
Morro do Cristo
(Também já foi chamado de Morro do Imperador quando houve a visita do então imperador do Brasil Dom Pedro II)

O Morro do Cristo é o ponto mais alto da cidade e o primeiro lugar a se instalar uma torre helicoidal para a geração de imagens da TV industrial no interior do país.

Torres e  centrais retransmissoras de sinal de tv e celular no morro do Cristo.

Calçadão no morro do Cristo que dá vista à cidade

Vistas da cidade em vários ângulos do calçadão no morro do Cristo

Como se pode observar, a mancha urbana é enorme, o que faz de Juiz de Fora uma enorme cidade e um grande polo regional na Zona da Mata de Minas Gerais que serve como polo não apenas para municípios desta região mas também para alguns municípios da região do Campo das Vertentes. É a única cidade em toda a região onde se pode fazer serviços únicos, como a emissão de passaporte por exemplo.
Juiz de Fora acaba por ser um polo até para outros municípios polos da região, como Leopoldina, Cataguases, Muriaé etc.

Consulado italiano em Juiz de Fora
Consulado italiano em Juiz de Fora

Juiz de Fora se emancipou de Barbacena tornando-se município em 31 de maio 1850. O nome Juiz de Fora é uma referência ao juiz que era nomeado pela coroa portuguesa para atuar onde não havia um juiz, ou seja um juiz de fora, de outro lugar que atuava em alguns casos onde não se havia um juiz ou ainda em casos onde deveria ser um juiz de fora da região para julgar ainda com mais imparcialidade. Um desses juízes que existiu na história do Brasil hospedou-se por um tempo em uma fazenda de onde hoje se encontra a cidade, a região foi então conhecida como Sesmaria do Juiz de Fora.


Tanque do exército usado na segunda guerra mundial - Juiz de Fora
Tanque de guerra em praça da cidade, ao fundo podemos ver construções históricas

Em Juiz de Fora é possível observar o contraste entre construções históricas e modernas

Construções histórias em meio a construções modernas

Prédios em contraste com construções antigas

Juiz de Fora possui uma área territorial de 1.437 km², uma população de quase 560 mil habitantes e dista 283 km da capital Belo Horizonte. A BR 040 passa pelo município, o que lhe dá mais fácil acesso à capital mineira e à capital federal Brasília. Juiz de Fora também é uma rota muito utilizada para chegar a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Ponte sobre o Rio Paraibuna
Ponte sobre o Rio Paraibuna

Avenida Independência - Juiz de Fora - MG
Avenida Presidente Itamar Franco, antiga Avenida Independência

Curiosidade: Itamar Franco já ocupou vários cargos políticos, como prefeito de Juiz de Fora, governador de Minas Gerais, senador por Minas Gerais, vice-presidente do Brasil e presidente do Brasil. O ex-presidente tinha Juiz de Fora como terra natal, apesar de não haver nascido nela, sua família era de origem juiz-forana. Curiosamente Itamar Franco nasceu em um navio nas águas do Mar Territorial Brasileiro, o navio onde seus pais estavam ia do Rio de Janeiro a Salvador, sendo assim foi registrado na capital baiana. Hoje em Juiz de Fora há um museu em homenagem ao ex-presidente.

Paisagem rural. É possível ver vários cupinzeiros nos pastos próximos ao limite com o município de Bicas - MG.

Juiz de Fora se limita com os municípios mineiros de Bicas, Ewbanck da Câmara, Matias Barbosa, Chácara, Santos Dumont, Piau, Coronel Pacheco, Pequiri, Santana do Deserto, Belmiro Braga, Santa Bárbara do Monte Verde, Lima Duarte, Pedro Teixeira e Bias Fortes.

Mapa Juiz de Fora e seus distritos Sarandira, Torrões e Rosário de Minas
Mapa de Juiz de Fora

Juiz de Fora tem 3 distritos, Sarandira, Torreões e Rosário de Minas. E em sua área urbana possui 111 bairros.

Catedral Santo Antônio de Juiz de Fora
Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

A cidade é a sede da Arquidiocese de Juiz de Fora, arquidiocese essa, que juntamente com as dioceses de Leopoldina e de São João del-Rei, constitui a Província Eclesiástica de Juiz de Fora (localizada na Região Episcopal de Leste II).

Santo Antônio é santo o padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A Arquidiocese de Juiz de Fora abrange 86 paróquias em 37 municípios do estado de Minas Gerais. No Sul de Minas temos: Arantina, Bocaina de Minas, Passa-vinte, Liberdade e Bom Jardim de Minas. No Campo das Vertentes temos: Santana do Garambéu e na Zona da Mata Mineira temos a sede Juiz de Fora, mais os municípios de: Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Maripá de Minas, Guarará, Bicas, Santa Rita de Jacutinga, Ewbanck da Câmara, Goianá, Lima Duarte, Chiador, Chácara, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Piau, Pequiri, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Coronel Pacheco, Descoberto, Santana do Deserto, Senador Cortes, Simão Pereira, São João Nepomuceno, Santos Dumont e Santa Rita de Ibitipoca.

Estátua Dom Justino José de Santana
Monumento em homenagem a Dom Justino José de Sant'Anna, primeiro bispo de Juiz de Fora, quando houve a crianção da diocese em 1º de fevereiro de 1924. A diocese foi elevada à categoria de arquidiocese apenas em 14 de abril de 1962, já durante a administração de Dom Geraldo Maria de Morais Penido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário