sábado, 10 de fevereiro de 2018

Sessão Cidades de Minas: Conheça Ervália - MG (Garota da Serra)

Ervália - MG

(Garota da Serra) / (Cidade do Café)


Bandeira de Ervália MG
Bandeira de Ervália

Brasão de armas de Ervália - MG
Brasão de armas de Ervália

Bandeira de Ervália

Ervália é um município brasileiro localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, possui uma área territorial de 357 km², uma população de quase 18 mil habitantes e dista 265 km² da capital Belo Horizonte.

Praça da Matriz de Ervália
Praça da Matriz


Praça da Matriz - Ervália
Matriz São Sebastião na Praça da Matriz

Estátua Monsenhor Rodolfo Augusto de Oliveira Lima
Monumento em homenagem ao Monsenhor Rodolfo Augusto de Oliveira Lima, benfeitor de Ervália

Por muito tempo como distrito de Viçosa, em 1886, ganha o nome de São Sebastião do Erval, em homenagem a Marquês de Herval, gaúcho, militar e político. Apenas em 1891, há a confirmação do nome para o então distrito, em 1923, o nome se tornou apenas Erval, quando se desmembrou de Viçosa em 1938 permaneceu por um tempo com este nome, adotando o nome atual de Ervália apenas em 1943.

Praça da Prefeitura - Ervália
Praça Getúlio Vargas


Comarca de Ervália
Fórum de Ervália

Prefeitura de Ervália - MG
Prefeitura Municipal de Ervália

Praça do Rosário - Ervália
Capela Nossa Senhora do Rosário frente à Praça do Rosário

Os principais cursos hídricos são o rio Casca e o Ribeirão Turvão, sendo que este último deságua no primeiro.

Cachoeira em córrego próximo a Ervália

As primeiras povoações aconteceram quando Antônio Rodrigues Arzão, bandeirante da época da exploração do ouro em Minas Gerais, resolveu explorar alguns córregos da região em busca de ouro e outras pedras preciosas em torno de 1693.

Os primeiros habitantes da região foram os índios Puris, chamados de arrepiados pelos portugueses. Foi criado um povoamento, com o nome de Freguesia dos Arrepiados, hoje o município vizinho de Araponga, que pertenceu até sua emancipação em 31 de dezembro de 1962, renomeado em homenagem ao pássaro chamado Araponga. Nessa época, o nome de Ervália era Capela Nova que posteriormente ganhou o nome de São Sebastião dos Aflitos,, em homenagem ao padroeiro da região, que só se tornou distrito em 1839. Popularmente toda esta região era chamada de Turvão devido ao córrego de mesmo nome.

Paisagens observadas da BR 356, que dá acesso ao município

O Pico do Cajuru e o Pico do Cruzeiro são os mais famosos, que se somam ao à Serra do Brigadeiro como principais belezas naturais do município.

Ervália encontra-se na microrregião de Viçosa e limita-se com os municípios de Araponga, Canaã, São Miguel do Anta, Coimbra, São Geraldo, Guiricema, São Sebastião da Vargem Alegre, Muriaé, Miradouro e Rosário da Limeira, todos localizados no estado de Minas Gerais.

Ervália - MG
Mapa de Ervália

Nenhum comentário:

Postar um comentário